sábado, 24 de outubro de 2009



24 de outubro de 2009 | N° 16134
PAULO SANT’ANA


Felizes dos avós!

Pelo amor de Deus, não me entendam mal, que eu já ando pisando em ovos toda vez que digo verdades polêmicas ou não muito bem visíveis. Mas é forçoso dizer que um homem ou uma mulher só podem ser felizes quando tiverem netos. Não serão felizes se só têm filhos.

Pausa.

Agora a explicação: são tantas as atribulações que os filhos dão aos pais que verdadeiramente os amarem, que não há tempo de eles os curtirem com contentamento.

Melhor explicando: os pais passam a vida inteira trabalhando para sustentar seus filhos e encaminhá-los na vida. Gastam toda a sua vigília e têm atormentado seu sono pela preocupação com a formação e o futuro de seus filhos.

Acabam não tendo tempo na vida para colher os frutos dessa semeadura toda, percorrem toda a existência num turbilhão de tarefas e façanhas dirigidas todas ao benefício de seus filhos, esquecem-se de si próprios e não raro se tornam infelizes por este fardo colossal e inarredável.

Repito: não me entendem mal, que eu amo meus filhos e sei bem o quanto é bom ter filhos.

É que o ângulo sob o qual estou abordando essa questão é outro. E agora o lado inverso: os avós, estes sim têm tudo para obter felicidade junto a seus netos. Diz o ditado que os netos são filhos com açúcar. E todo o ditado contém uma verdade.

Para começar, os avós só vão se encontrar com os netos, quase sempre, em sábados, domingos, feriados, dias de aniversário. Isto é, já os pegam arrumadinhos, perfumados, felizes, felicidade esta que é imediata e automaticamente transmitida ao avô e à avó.

Em segundo lugar, quando os avós começam a brincar com os netos, não lhes assalta nesse momento feliz o que toma conta dos pais no mesmo instante: a preocupação com o dia seguinte, quando as crianças têm de ir para a escola, as crianças estão mal em matemática ou português, têm, segunda-feira, de se submeter a um exame médico e outras mumunhas.

Nada desse universo preocupante pertence aos avós. É tudo atribuição incômoda dos pais.

Acho que nesta altura os meus melhores leitores, aqueles que mantêm comigo esta relação divina de entrarem em colóquio com o que escrevo aqui todos os dias, me entenderam e não caíram em confusão, deixando de me aprovar.

A felicidade é, portanto, muito mais propícia aos avós que aos pais. Na relação custo-benefício, o custo é dos pais, o benefício é dos avós.

Por isso é que são mais tendentes a serem felizes os avós do que os pais. E eu sou pai e avô, tenho autoridade para afirmar isso.

Mas a minha maior autoridade não deriva disso. Deriva, isto sim, do fato inesquecível de que já fui ao mesmo tempo filho e neto, ao tempo em que coexistiam meu pai e minha avó. E dei muito mais alegria, àquela época, à minha avó do que ao meu pai.

Claro que me entenderam hoje os meus leitores neste tema delicado! Não posso acreditar que houve alguém que não me entendeu e vá protestar!

Crônica publicada em 20 de maio de 2000

Nenhum comentário: