segunda-feira, 12 de outubro de 2009



12 de outubro de 2009
N° 16122 PIT STOP MENTAL


Como se recarregar no feriado

Aproveitar um feriado como o de hoje parece simples – mas nem sempre é assim para profissionais assoberbados e pessoas com dificuldade de se desligar do trabalho ou do estudo.

Especialistas alertam que a mudança na rotina é fundamental para manter características como a disposição e a criatividade em alta

Mesmo conscientes da necessidade do descanso no feriado, executivos como Gerson Luis da Silva vão acordar hoje e trabalhar. Silva, gerente de marketing da Unimed de Porto Alegre, precisa assistir a um vídeo produzido para a cooperativa de saúde. O executivo, no entanto, garante que o tempo investido no trabalho durante o feriado terá um efeito positivo no relaxamento.

– Isso vai permitir que eu fique tranquilo – conta.

Silva, que trabalhou como jornalista durante nove anos, quando não tinha feriados e ocupava pelo menos um dia do final de semana, aprendeu a valorizar os dias de descanso. O segredo, para ele, está na harmonia entre o trabalho e a vida pessoal.

– Nos feriados, você consegue se distanciar, mas dificilmente consegue se desligar do trabalho. Mas tu ficas mais livre para pensar e tomar decisões com calma, durante uma caminhada, por exemplo – aconselha.

A vice-presidente de gestão e inovação da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Rio Grande do Sul (ABRH-RS), Crismeri Corrêa, concorda com a abordagem do executivo: o ideal é utilizar o tempo de descanso para fazer o que deixa o profissional feliz. Se trabalhar um pouco ou cumprir uma rotina intensa de atividades sociais ajudam a levantar o moral e a relaxar o cérebro, Crismeri é favor.

Depois de conferir o vídeo, Gerson da Silva pretende ir para uma praça e almoçar com a família. Mas, se o tempo impedir parte da programação, ele tem outra dica: seja flexível. A frustração com a mudança de planos pode ser a ignição de um ócio estressante.

A psicóloga organizacional Thays Borba, 45 anos, olhava a chuva ontem enquanto refletia sobre o sentimento dúbio que a folga pode provocar.

É fundamental aproveitar os feriadões

Para Thays, a parada de três dias representou uma dificuldade a mais para concluir uma tarefa estafante até o final do mês: ouvir cerca de 600 candidatos para indicar 150 deles a uma empresa. Para dar conta, tem trabalhado até aos sábados.

– Um feriadão, às vezes, pode cair mal quando interrompe um projeto.

Para a especialista, esse tipo de dilema costuma afetar mais profissionais liberais, executivos e empresários, que lidam mais com metas e prazos do que com horários de trabalho pré-determinados. Servidores públicos e funcionários tendem a receber os feriadões com maior naturalidade. A verdade é que os especialistas consideram fundamental aproveitar da melhor maneira possível os feriadões.

Para a PhD em Psicologia Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), é importante encarar o intervalo na rotina como uma oportunidade de recuperação pessoal, não de perda de tempo ou de negócios.

– Um desgaste muito grande compromete a criatividade e dificulta a tomada de decisões – avalia.

O psiquiatra Rogério Cardoso, membro da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, alerta ainda que, quando uma pessoa se recusa a aproveitar os momentos de descontração, isso pode ser indício de um transtorno um pouco mais grave:

– Se alguém acha que precisa trabalhar todo final de semana, é sinal de que algo vai mal.

ALEXANDRE DE SANTI E MARCELO GONZATTO

Aproveite sua folga

Veja algumas sugestões dos especialistas de como aproveitar ao máximo um feriadão:
- Conscientize-se de que há situações que fogem ao seu controle e tente se adaptar a elas da melhor forma – como uma interrupção indesejada em um projeto de trabalho

- Se você não tem um hobby ou atividade além do trabalho que lhe dê grande satisfação, descubra algum. Se já tem, aproveite para exercitá-lo nos períodos de folga
- Não se sinta pressionado a fazer grandes aventuras só porque é feriado. Pese a relação custo/benefício: se você acha muito desgastante viajar pela BR-101 em obras, por exemplo, escolha outro destino ou fique em casa

- Se você de fato não pode se libertar integralmente do trabalho, ao menos procure concentrar a tarefa em um determinado período e reserve o restante para o lazer
- Manter um bom círculo de amizades é um dos melhores caminhos para ter bons programas
- Viajar é uma maneira eficiente de espairecer e recarregar as energias

Fonte: Fontes: Ana Maria Rossi, PhD em Psicologia, Rogério Cardoso, psiquiatra, e Thays Borba, psicóloga

Parabéns pelo nosso dia hoje. Faça sempre aflorar a criança que há em você

Nenhum comentário: