quarta-feira, 14 de julho de 2021


14 DE JULHO DE 2021
INFORME ESPECIAL

Os empresários gaúchos e o apoio a Bolsonaro

Nem todos os empresários e representantes de entidades que compareceram aos eventos com o presidente durante sua visita ao Rio Grande do Sul (foto acima) são apoiadores fanáticos de Bolsonaro.

Existe um ritual democrático cada vez menos exercitado, mas de vital importância para o correto funcionamento de uma sociedade: as relações institucionais.

De direito e de fato, Jair Bolsonaro é o presidente eleito do Brasil, gostemos ou não. Representantes de empresas, de associações, de federações e de outros poderes têm o dever de, pelo menos, tentar uma interlocução qualificada com o chefe do Executivo, o que é bem diferente de adesão. Aliás, a saúde de uma democracia se mede, em grande parte, pela capacidade de diálogo entre as diferenças. Mesmo que o interlocutor principal não ajude, pela sua postura conflitiva, cada um deve exercer seu papel, que não é necessariamente pessoal, mas sim de representação de interesses perenes e coletivos.

Os presidentes passam, as instituições ficam.

Os 18 que faltam

A Redesimples - Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios - é um sistema digital e integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas.

Entre suas facilidades, está a possibilidade de um único envio de dados para a Junta Comercial. Órgãos e entidades federais, estaduais e municipais também fazem parte da iniciativa, sob a liderança, no RS, do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo.

Resta pouco para o RS se tornar o sétimo Estado brasileiro com a Redesimples implantada em todos os municípios. Faltam apenas 18: Benjamin Constant do Sul, Ciríaco, Coqueiro Baixo, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Erval Seco, Ilópolis, Palmares, Quatro Irmãos, Quevedos, São João da Urtiga, São Martinho da Serra, Sertão Santana, Silveira Martins, Tiradentes do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Trindade do Sul.

E aí, prefeitos? Vamos nessa?

Mundo cão

Apesar da pandemia e do aumento dos custos de produção, a gaúcha Nutrire está ampliando os seus mercados de exportação de comida para pets.

No mês que vem, estão programados embarques para três novos países: Iraque, Iêmen e Israel.

Distribuição

O estoque alto de vacina contra a gripe motivou uma clínica da Capital a inovar seu sistema de aplicação das doses, com o envio de profissionais de enfermagem em dia e hora combinados para empresas e condomínios, sempre com todos os cuidados de higiene. A procura pela imunização contra o vírus influenza caiu 30% em relação a anos anteriores.

- Nosso objetivo ao criar essas duas opções é facilitar aos clientes e reduzir a circulação de pessoas - afirma a diretora da Imunoclin, Daniela Terres.

Do bem

Com a participação do Exército, que fará a distribuição de duas mil cestas básicas em 12 instituições da Capital, o Instituto Victória Nahon confirmou para o dia 17 uma grande ação de ajuda às comunidades carentes. A mobilização conta, entre outras, com parcerias do MP e da PUC.

Providências

O Ministério Público de Contas pediu novamente que o Tribunal de Contas do Estado determine aos municípios a aplicação do decreto estadual que prevê medidas de combate à covid-19, dentre elas, o uso de máscara e a multa para quem não cumprir a exigência.

O novo pedido, feito depois que o prefeito da Capital, Sebastião Melo, voltou a afirmar que não multará quem descumprir a lei, foi encaminhado pelo procurador-geral de Contas, Geraldo Da Camino.

Resumo da ópera

Ainda nem terminei, mas já me sinto confortável para comentar o livro Essencialismo, de Greg McKeown. Foi recomendado pelo amigo Alfredo Fedrizzi. Valeu a dica.

Ao longo de 269 páginas, das quais li cem até agora, o autor se propõe a ensinar sobre "a disciplinada busca por menos". A tese central: somos tão estimulados e cobrados pelo mundo externo que perdemos a capacidade de escolher e focar no que realmente importa. Uma frase bacana: "É curioso que a busca pelo sucesso possa ser um catalisador do fracasso". E se eu escrever mais sobre a obra, estarei contrariando o que aprendi com ela.

TULIO MILMAN

Nenhum comentário: