17 DE JULHO DE 2021
CARTA DA EDITORA
Relembrar e valorizar
Nesta edição, ZH publica duas reportagens que cumprem um dos papéis do jornalismo, que é o de resgatar a memória à luz do contexto atual. Ao relembrar efemérides importantes, o repórter tem a missão de ir além do fato em si, buscando depoimentos de personagens que ajudaram a construir a história, trazendo à tona informações até então desconhecidas do público, expondo números surpreendentes.
Para marcar os 50 anos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a repórter Aline Custódio e o fotógrafo Jefferson Botega fizeram um mergulho nessa instituição que é uma referência na área de saúde no país e está tendo uma atuação preponderante durante a pandemia, tanto por salvar vidas quanto por desenvolver estudos científicos.
Para contar um pouco desse meio século de vida, Aline entrevistou funcionários que ajudaram a construir a reputação do hospital universitário, trouxe dados e cifras surpreendentes que explicam por que o Clínicas se equipara em termos de orçamento a um município de porte médio.
- Foi uma honra poder contar essa história depois de percorrer os corredores do Clínicas, conhecer ainda mais uma instituição tão importante para os gaúchos e, principalmente, ouvir as pessoas que fazem parte desse caminho de sucesso - conta Aline.
O assinante encontra a reportagem no caderno DOC e em GZH, onde também é possível assistir a um vídeo da cidade-hospital.
A outra reportagem de memória é sobre a Varig, uma companhia aérea gaúcha que foi um gigante da aviação brasileira e que por décadas orgulhou os gaúchos. De autoria dos repórteres Eduardo Pinzon e Tiago Boff, o conteúdo marca os 15 anos do leilão que culminou com o fim das suas operações. A reportagem, que está em ZH e GZH e também está sendo veiculada nos programas da Rádio Gaúcha, ouve funcionários que presenciaram o auge e a queda da companhia e entrevista especialistas que explicam por que a Varig foi relevante para a aviação do país e as razões que a levaram à falência.
A primeira parte do conteúdo está publicada nas páginas 20 e 21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário