08 DE MARÇO DE 2021
LITERATURA
Nas palavras delas
Mulheres que leem mulheres. Neste 8 de março, escritoras indicam livros de outras autoras - de ficção a antologia, as obras levam a reflexões sociais e provocam inquietações sobre temas como o luto e o custo pago pelos sonhos
Cíntia Moscovich
Escritora porto-alegrense, jornalista e mestre em Teoria Literária
Indico "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector, publicado pela Rocco. É um clássico, último livro escrito pela autora antes de morrer, precocemente, de câncer. É, como ela mesma diz, um livro escrito em estado de urgência. Como estamos todos nós.
A Hora da Estrela
De Clarice Lispector
Editora Rocco, 88 páginas
Winnie Bueno
Criadora da Winnieteca, projeto que combate o racismo com a doação de livros
Recomendo "Olhos D?água", de Conceição Evaristo, pois é um livro que expressa múltiplas subjetividades de mulheres a partir de uma escrita potente que mobiliza vivências femininas para além do padrão. Uma forma de falar de nós onde podemos nos sentir e nos ver.
Olhos D?água
De Conceição Evaristo
Editora Pallas, 116 páginas
Ana dos Santos
Poeta e professora de Literatura, é mestranda em Estudos Literários
Indico a leitura do livro de contos de Conceição Evaristo, "Insubmissas Lágrimas de Mulheres". São histórias contadas por mulheres negras que a narradora compõe com a sua própria "escrevivência". É uma leitura que humaniza estas mulheres escrita com maestria por uma das mais importantes escritoras da contemporaneidade.
Insubmissas lágrimas de mulheres
De Conceição Evaristo
Editora Malê, 140 páginas
Lilian Rocha
Poeta porto-alegrense, membro da coordenação do Sarau Sopapo Poético
Indico o livro "Visite o Decorado", da escritora Taiasmin Ohnmacht, que foi publicado pela Editora Figura de Linguagem. É uma novela com um desfecho surpreendente e que busca uma reflexão muito atual: o quanto desejamos estar seguros e o quanto amamos a nossa liberdade? Os nossos sonhos não precisam ter um custo tão alto.
Visite o Decorado
De Taiasmin Ohnmacht
Editora Figura de Linguagem, 65 páginas
Lya Luft
Natural de Santa Cruz do Sul, é uma das mais prestigiadas escritoras brasileiras
Indico "Mulheres Que Correm Com os Lobos", de Clarissa Pinkola Estes ou "Paula", de Isabel Allende. Os dois falam de certa força, uma aura, um segredo qualquer que nos torna especiais, frágeis e fortes anjos e bruxas.
Mulheres Que Correm Com os Lobos
De Clarissa Pinkola Estes
Editora Rocco, 576 páginas
Paula
De Isabel Allende
Editora Bertrand Brasil, 378 páginas
Marília Floôr Kosby
Poeta gaúcha finalista do Prêmio Jabuti por seu livro "Mugido"
O livro "Pensamento Feminista Brasileiro: Formação e Contexto", organizado pela professora e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda (2019), é uma leitura imprescindível para quem quer conhecer formação e consolidação de teorias feministas no Brasil.
Pensamento Feminista Brasileiro: Formação e contexto
Organizado por Heloísa Buarque de Hollanda
Editora Bazar do Tempo, 400 páginas
Diana Corso
Escritora e psicanalista, nasceu no Uruguai, mas vive no Brasil
Em fevereiro vi o homem que amo lutar contra e vencer a covid-19. Tomada do pânico de ficar viúva, fui assistida por duas escritoras que narram seus lutos e ficaram, elas próprias, habitando o vazio: Joan Didion, com "O Ano do Pensamento Mágico", e Rosa Montero, com "A Ridícula Ideia de Nunca Mais Te Ver".
O ano do pensamento mágico
De Joan Didion
Editora HarperCollins, 240 páginas
A ridícula ideia de nunca mais te ver
De Rosa Montero
Editora Todavia, 208 páginas
Martha Medeiros
Uma das principais cronistas do Estado, com mais de 25 anos de carreira
Indico "De Quem é Esta História", de Rebecca Solnit. "Estamos construindo algo imenso juntos" é a frase de abertura do excelente livro de ensaios desta historiadora californiana, colunista do The Guardian,que escreve com clareza e argúcia sobre os principais temas em debate no mundo contemporâneo.
De Quem é Esta História
De Rebecca Solnit
Companhia das Letras, 216 páginas
Leticia Wierzchowski
Escritora gaúcha, autora de "A Casa das Sete Mulheres"
Estou mergulhada no livro "Pra Amanhecer Ontem", da Ana Mariano. Indico porque é a história de quatro irmãs lutando para encontrarem seu espaço na vida num período muito duro do país, a ditadura. Embora sejam de uma família rica, os intrincados nós que as limitam são os mesmos de todas as mulheres.
Pra Amanhecer Ontem
De Ana Mariano
Editora L&PM, 336 páginas
Viviane Juguero
Autora de "Lacatumba", dramaturga, mestre e doutora em Artes Cênicas
Da dramaturga Dione Carlos, destaco o texto teatral "Ialodês", publicado na antologia "Dramaturgia Negra" (FUNARTE, 2018), além dos livros "Dramaturgias do Front" (Editora Primata, 2017) e "Black Brecht: e se Brecht Fosse Negro?" (Glacê Edições, 2020).
FUNARTE, 480 páginas
Maria Carpi
Defensora pública aposentada, poeta, autora de "O que Resta Está por Vir"
Recomendo "A Metáfora do Coração". De Maria Zambrano, une a razão à poesia, denominada como a razão poética. Mais do que nunca a razão não basta. Precisamos exercer a ética do cuidado que só a poesia oferece.
A Metáfora do Coração
De Maria Zambrano
Editora Assirio & Alvim, 153 páginas
Nenhum comentário:
Postar um comentário