
Educação pública baseada em dados
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, vê de forma positiva a criação do Sistema Nacional de Educação, projeto aprovado na terça-feira pelo Senado e que irá a sanção do presidente Lula.
O chamado "SUS da Educação" integra os entes da federação, ou seja, governos federal, estaduais e municipais, para políticas públicas no sistema de ensino.
- Vai organizar o sistema educacional brasileiro, definindo o papel, responsabilidade de cada um dos entes federados, como já existe na saúde e na assistência social. São sistemas grandes, complexos, que, se não tiverem responsabilidades claramente atribuídas, geram descompasso e pior resultado - afirma.
A secretária alerta, no entanto, que o sistema não deve servir para burocratizar ou engessar demais os processos.
- Agilidade e dinamismo são essenciais em educação - diz.
No Estado, um exemplo de integração entre o governo e os municípios é o Programa Alfabetiza Tchê.
Na visão da coluna, um dos principais méritos do projeto que está agora sobre a mesa de Lula é a integração dos dados estatísticos. Não se faz política pública sem números.
Outro ponto é a integração entre diferentes entes federativos. Desde que esteve na Holanda, no ano passado, a coluna vem defendendo que temas como gestão hídrica, meio ambiente e riscos climáticos devem ser tratados de forma não apenas interdisciplinar como intergovernamental.
É assim que os Países Baixos fazem com o tema da água.
Na educação, o Brasil começa a fazer isso.
Condenado o brasileiro que tentou matar Cristina Kirchner
O brasileiro Fernando Sabag Montiel foi condenado ontem a 10 anos de prisão pela tentativa de assassinato da então vice-presidente da Argentina Cristina Kirchner em 2022.
Na ocasião, em 1º de setembro de 2022, Montiel se misturou aos apoiadores que saudavam a então vice-presidente em frente a sua casa, apontou a arma contra a cabeça de Cristina e tentou atirar duas vezes. No entanto, a arma não disparou.
Na decisão, Montiel foi condenado por tentativa de homicídio agravado com arma de fogo. Essa pena, somada a outras anteriores, eleva a condenação total para 14 anos.
Já Brenda Uliarte, então ex-namorada de Montiel, foi condenada a oito anos de prisão por sua participação no atentado. _
União de gigantes
A Holding in.Pacto, um dos maiores ecossistemas de comunicação corporativa integrada do país, expande suas operações para o Sul. Detalhes de uma nova parceria com a Russell Bedford Brasil - uma das principais firmas de auditoria e consultoria empresarial do país - serão anunciados hoje à noite, em evento para executivos, clientes e parceiros, em Porto Alegre.
Com a aliança, a in.Pacto - que congrega sete empresas especializadas em branding, marketing digital, audiovisual, relações públicas, conteúdo institucional e outras frentes - torna-se o braço oficial de comunicação da Russell. CEO da holding, o gaúcho Klécio Santos celebra o acordo:
- Essa união preenche uma lacuna real no mercado: empresas que precisam de solidez técnica, mas também de posicionamento e narrativa. Estamos construindo uma solução única, onde compliance e reputação caminham lado a lado. _
Bairro de Porto Alegre terá rede de segurança
O bairro Petrópolis, em Porto Alegre, deve ganhar um novo sistema de segurança nos próximos meses. A iniciativa, batizada de Bairro Seguro, é da Kravi Portaria Remota e pretende criar uma rede de vigilância em uma microrregião com alta concentração de condomínios já atendidos pela empresa.
A ideia é instalar 20 postes de segurança equipados com giroflex, cada um com três câmeras de vigilância , totalizando 60 equipamentos de imagem estrategicamente distribuídos próximos aos condomínios atendidos pela Kravi. Os postes contarão ainda com interfone e botão de emergência conectado diretamente ao telefone 190 da Brigada Militar. Inicialmente, os equipamentos serão instalados nas áreas de recuo interno dos condomínios.
Conforme o diretor comercial da Kravi, Álvaro Dias, as câmeras contarão com inteligência artificial para funções como detecção de aglomerações, reconhecimento de pessoas armadas e identificação facial de indivíduos com passagem pela polícia. Além da vigilância eletrônica, o projeto incluirá uma viatura fixa 24 horas no bairro.
- Toda vez que o morador acionar o interfone, nossa central de monitoramento receberá a ocorrência, abrirá as câmeras e analisará a situação. Se for necessário, solicitamos que a viatura se aproxime do local - detalhou Dias.
Próximos meses
A iniciativa também estará disponível para condomínios que não sejam clientes da Kravi. Moradores desses prédios que aderirem ao serviço terão acesso a um aplicativo para registro de ocorrências, situações suspeitas e acionamento de um "botão de pânico". O lançamento oficial do projeto está marcado para a primeira semana de novembro. A intenção é, no futuro, estender o projeto para outros bairros de Porto Alegre. _
Quem são os favoritos para ganhar o Nobel da Paz
Tão certo como "quem entra papa no conclave costuma sair cardeal" é a garantia de que os nomes mais ventilados na mídia para o Nobel da Paz normalmente não são os laureados.
Mas é parte da brincadeira tentar adivinhar o nome daquele que passará à História como uma personalidade a ter contribuído com a paz entre as nações.
O Nobel da Paz 2025 será anunciado amanhã pelo Instituto Nobel Norueguês, em Oslo.
Segundo o site Nobel Peace Prize, há 338 indicados ao prêmio de 2025. Dos quais 244 são indivíduos e 94 são organizações. _
Veja alguns nomes possíveis
Donald Trump - Presidente dos EUA
Volodimir Zelensky - Presidente da Ucrânia
Antonio Guterres - Secretário-geral da ONU
Greta Thunberg - Ativista sueca, recentemente detida na flotilha que protestou contra a guerra em Gaza
Alexei Gorinov - Ativista russo, ex-vereador por Moscou, primeiro condenado ao se opor à guerra na Ucrânia
Sudan?s Emergency Response Rooms - Rede comunitária autônoma de ajuda humanitária no Sudão
Sheikh Mohammed - Primeiro-ministro e chanceler do Catar pelas mediações por cessar-fogo entre o Hamas e Israel
Escritório de Instituições Democráticas e Direitos Humanos da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) - Por sua contribuição em prol da democracia
Centro Carter - Fundada pelo ex-presidente dos EUA Jimmy Carter, também por sua contribuição em prol da democracia
Francesca Albanese - Italiana, relatora especial da ONU para a Cisjordânia e Gaza
Nenhum comentário:
Postar um comentário