
27 de Outubro de 2025
EM FOCO - Anderson Aires
Salgado Filho recupera 90% do volume de voos
Especialistas e concessionária projetam que números de 2025 devem alcançar patamares de 2023. Readequações de rotas e de fluxos de passageiros e cargas mostram que o processo de recuperação vai além da reforma estrutural
Um ano após a reabertura, o aeroporto Salgado Filho registra cerca de 90% do volume de voos verificado antes da enchente de 2024. Com estrutura recuperada, o principal terminal aéreo do Estado mostra sinais de avanço após o período de suspensão das atividades, tanto no número de movimentações na pista quanto de passageiros, mesmo que em patamar ligeiramente abaixo do período antes da tragédia.
Especialistas e a Fraport Brasil, empresa que administra o Salgado Filho, projetam que os números de 2025 caminham para atingir os níveis pré-enchente.
No acumulado de janeiro a setembro de 2025, o terminal registrou 40.114 voos, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No mesmo período de 2023, o montante ficou em 45.180. O total de 2025 representa 88,8% do que foi observado dois anos antes. Readequações de linhas aéreas e alguns entraves econômicos explicam essa pequena diferença, segundo especialistas.
O presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura (Câmara Log), Paulo Menzel, afirma que o Salgado Filho mostra hoje condições melhores do que antes da enchente, diante das reformas. Mas pondera:
- Não basta ter o aeroporto em condições de plena operação. Um aeroporto também trabalha de forma umbilical com as companhias aéreas. Essas empresas precisam voar para aquele aeroporto, readequar rotas, fluxos de passageiros e de cargas. Isso ainda está em andamento, em fase bastante adiantada.
Além da readequação, Menzel afirma que fatores como poder de compra corroído por inflação e juro, bem como o tarifaço, também podem provocar recuos pontuais no número de voos este ano em comparação a outros.
Sobre o transporte de cargas, Menzel afirma que o setor ainda não atingiu o nível pré-enchente. Contudo, também existe um processo de recuperação diante de readequação logística.
O levantamento de Zero Hora, com base em dados abertos da Anac, exclui alguns registros de voos, como aqueles com movimentações de aeronaves sem volume considerável de passageiros e os considerados improdutivos, conforme regulação da agência. Além disso, a data da coleta influencia nos resultados totais. Por isso, o dado pode apresentar pequenas diferenças em comparação com outras pesquisas.
O presidente da Associação das Agências de Viagens do RS (Abav-RS), João Augusto Machado, afirma que, em termos de fluxo de voos e estrutura, o movimento no Salgado Filho está dentro de um padrão de normalidade para o setor. Na avaliação do dirigente, a capacidade ainda não estar no mesmo nível de 2023 pode ocorrer diante de ajustes pontuais em algumas linhas:
- As próprias companhias aéreas reduziram os voos. Tem muita companhia que tem menos operações, e não é só Porto Alegre. Uma adequação de voos não rentáveis.
Machado ainda ressalta que 2023 foi um ano com crescimento acima da média no setor de viagens em razão de demanda reprimida pós-pandemia.
Olhando apenas o fluxo de passageiros, os números ficam mais próximos do ano pré-enchente. De janeiro a setembro, 5,3 milhões de pessoas circularam pelo Salgado Filho, segundo a Anac. O dado representa 95% do total verificado no mesmo período de 2023. Desde fevereiro, o movimento vem aumentando de forma consistente, com pequena redução na margem em setembro.
Desenvolvimento
A Fraport, com base em dados próprios, estima que o total de passageiros em 2025 deve se aproximar do registrado em 2023.
"A Fraport Brasil segue em contato e trabalhando em conjunto com as empresas e o governo do Estado para incentivar novos voos e operação de mais companhias aéreas em Porto Alegre. O aumento no número de passageiros, observado mensalmente, mostra a relevância do aeroporto e como está preparado para fazer parte do desenvolvimento e crescimento da cidade", destaca, em nota, a concessionária.
A Fraport acrescenta que, atualmente, o Salgado Filho conta com mais de cem operações comerciais, entre varejo, serviços e opções gastronômicas. Segundo a companhia, esse número aumentou após a enchente.
Hoje, o Salgado Filho oferece voos domésticos, operados por Latam, Azul e Gol, para os principais destinos do país. Nas rotas internacionais, há voos para Buenos Aires (Aerolíneas, Gol e Latam), Panamá (Copa), Santiago (Latam), Lima (Latam) e Lisboa (TAP), entre outros sazonais.
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