sexta-feira, 31 de outubro de 2025



31 de Outubro de 2025
POLÍTICA E PODER - Rosane de Oliveira

Rio causa saia-justa para governadores

A operação que resultou na morte de pelo menos 121 pessoas nos complexos da Penha e do Alemão criou uma saia-justa para governadores de outros Estados que não concordam com a mortandade, mas também não querem passar a ideia de que estão "defendendo bandidos" - até porque não estão.

Eduardo Leite é um desses governadores. Ele não compactua com a tese de que "bandido bom é bandido morto", mas sabe que qualquer palavra mal-empregada pode ser interpretada como aval sem ressalvas à ação da polícia ou leniência com os criminosos do Comando Vermelho.

Isso explica a decisão de Leite de não ir ao Rio e sua declaração do tipo "morde e assopra", dada ontem em Estação. Disse Leite:

- O Rio de Janeiro tem um contexto muito específico, com lugares onde a polícia tem muita dificuldade de entrar, o que não acontece no Rio Grande do Sul. O papel do Estado não é matar ou exterminar, é prender e dar consequências a essas pessoas. Agora, se há resistência à prisão ou enfrentamento à polícia, acontecem essas situações absolutamente indesejáveis.

Leite alegou que não foi ao Rio por questões de logística. Não é mentira, mas também não é toda a verdade. Mesmo que dispusesse de um jatinho, Leite certamente teria preferido manter o compromisso na escola de Estação, alvo recente de um ataque que traumatizou a comunidade.

Neste momento em que o mundo questiona a ação considerada "um sucesso" pelo governador do Rio, aparecer na foto com Cláudio Castro pode passar a ideia de alinhamento com uma visão de segurança pública resumida na expressão "tiro na cabecinha". É a visão de uma parte considerável da sociedade, que não acredita na Justiça.

Identidade dos mortos ainda é desconhecida

A versão oficial da polícia do Rio é de que todos os 117 mortos eram bandidos que reagiram à abordagem policial. Evidentemente há entre os mortos criminosos bárbaros, em quem a polícia atirou porque reagiram com fuzis e metralhadoras.

Não se conhece a identidade de todos os mortos. Qualquer coisa definitiva que se diga antes da necropsia e da conclusão da investigação é precipitada. _

Lajeado pela Paz

O Pacto Lajeado pela Paz recebeu o primeiro lugar na categoria Segurança Pública no 7º Prêmio Boas Práticas da Famurs, que foi entregue na quarta-feira, em Nova Petrópolis.

Em 2019, quando o programa baseado na construção de uma cultura de paz começou, inspirado no sucesso de Pelotas, Lajeado registrou 20 homicídios dolosos. Em 2025, foram seis até agosto. Os roubos a pedestres caíram de 69 em 2019 para apenas nove neste ano, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. _

Piratini apresenta plano em resposta à tragédia de Estação

O governo do Estado concluiu o plano de contingência para o município de Estação, em resposta ao ataque de 8 de julho, na Escola Estadual Maria Nascimento Giacomazzi, onde um aluno de nove anos morreu e outros dois ficaram feridos.

Ontem, o governador Eduardo Leite foi ao município para entregar em mãos ao prefeito Geverson Zimmermann o documento, que agrega medidas de proteção à comunidade escolar articuladas por nove secretarias.

O plano elenca ações imediatas, que estão em curso ou já foram concluídas, como reforço do policiamento e criação de patrulha escolar, além de programas de prevenção e diálogo com jovens.

Também prevê capacitação de conselheiros tutelares, formação de profissionais da educação e apoio psicossocial às famílias atingidas.

A longo prazo, há medidas voltadas à cultura (como a contratação de um show de Natal com concerto da Ospa, a montagem de uma sala de cinema e a criação de um museu) e ao esporte (com a reforma de um ginásio), além da capacitação para oferecer primeiros socorros em emergências.

- Nosso objetivo é garantir que cada escola seja um espaço seguro, acolhedor e de esperança - disse o governador. _

Escola em reforma

A reforma do prédio da Escola Estadual Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, fechada desde 2020, já está em andamento. O local vai abrigar uma nova instituição gerida pelo município e dedicada ao ensino infantil, com oferta de 200 vagas para crianças de zero a cinco anos. A reabertura está prevista para a metade do ano que vem.

Os custos da obra, de R$ 9 milhões, estão sendo pagos pelo Fundo Luz Alliance, criado pela modelo gaúcha Gisele Bündchen em parceria com a organização BrazilFoundation. _

Nos bastidores do PT circula a informação de que o senador Paulo Paim poderá ser convidado pelo presidente Lula para assumir o Ministério da Igualdade Racial. A ministra Anielle Franco deixará o cargo para concorrer na eleição de 2026.

Aliás

A campanha eleitoral de 2026 deverá ter a segurança pública como foco em todos os níveis, porque essa é uma preocupação legítima dos brasileiros.

O risco é cair na simplificação de achar que operações letais como as do Rio são mais eficazes do que a asfixia financeira e o combate ao tráfico de armas.

Os grandes chefões do tráfico vivem no morro e nem estão entre os mortos.

inovação

A Escola Estadual Professora Maria Thereza, no bairro Mont?Serrat, renascerá nos próximos dias como Criatec - Escola Técnica em Audiovisual e Economia Criativa. O projeto será apresentado na próxima semana. O espaço surge a partir de análises que identificaram uma carência significativa de qualificação voltada às demandas do setor, especialmente em Porto Alegre.

Ao anular a lei da "escola sem partido" na Capital, o TJ analisou conjuntamente ao processo movido pelo PSOL outras duas ações similares: uma do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e outra da Defensoria Pública.

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário: