terça-feira, 1 de agosto de 2023


01 DE AGOSTO DE 2023
+ ECONOMIA

Gaúchas incorporam ChatGPT Alckmin no RS, 10 meses depois

Duas empresas gaúchas são pioneiras em suas áreas na integração do ChatGPT ao atendimento. A Atendo, startup de experiência do cliente, passou a usar a inteligência artificial da OpenAI para responder e-mails e mensagens. A imobiliária Crédito Real adotou sua assistente virtual Cris com a ferramenta para se comunicar com funcionários, locatários, locadores, síndicos e franqueados.

Em outubro de 2022, já no segundo turno da campanha eleitoral, o então candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin esticou sua estada em Porto Alegre para um jantar com empresários. Só não foi um jantar sem empresários porque meia dúzia apareceu, e os que a coluna identificou pediram para não serem citados. 

Menos de 10 meses depois, Alckmin volta à capital gaúcha como vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Na sexta-feira, vai passar por Passo Fundo, para a inauguração da primeira usina de etanol em grande escala no Estado, investimento da Be8 (antes BSBios), depois vem à Capital para uma palestra na Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), a convite do presidente Gilberto Petry.

Nesse intervalo, Alckmin se converteu de convidado de risco em um dos fiadores dos laços do governo Lula com o mercado e, especialmente, com o empresariado. Teve origem em seu ministério o programa de venda de veículos com descontos, que durou pouco mas ajudou até a baixar a inflação e o ainda por definir incentivo à troca de eletrodomésticos de geladeiras, máquinas de lavar e micro-ondas.

Entre as "pistas" que Alckmin deu naquele jantar há 10 meses, uma já foi parcialmente entregue: a simplificação de impostos. Também afirmou que o desenvolvimento do governo seria inclusivo, com estabilidade de regras e sustentabilidade. A inclusão veio com o novo Bolsa Família, embora estabilidade e sustentabilidade enfrentem altos e baixos. Quando fechar um ano daquele jantar, Alckmin estará no exercício da Presidência por prazo não definido, porque vai substituir Lula após a cirurgia no fêmur. Nada como um dia após o outro. Ou alguns meses.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: