sexta-feira, 22 de janeiro de 2010


Jaime Cimenti

Mulheres, crime e política na Idade Média

Ariana Franklin nasceu em Devon e tornou-se jornalista. Depois de casada, abandonou a carreira em jornais e foi morar no campo para criar suas filhas, estudar história medieval e escrever.

O Labirinto da Morte, seu segundo romance ora lançado no Brasil, confirma as qualidades do romance A mulher que desvendava a morte, já publicado entre nós pela Editora Rocco.

Quem gosta de seriados policiais como CSI Las Vegas ou aprecia romances policiais envolvendo aventuras de médicos-legistas convertidos em detetives certamente vai gostar de mais esta narrativa da escritora britânica Adriana, que se passa na Idade Média, na Inglaterra do século XII.

Com base em amplas pesquisas, Ariana descobriu que a Escola de Medicina de Salerno, que, na época, pertencia ao Reino da Sicília, realmente formava mulheres e foi lá que recrutou sua protagonista, Adélia Aguilar, envolvida numa série de crimes. Logo após solucionar o caso de quatro crianças mortas em Cambridge, a italiana Adélia é forçada pelo Rei Henrique II a permanecer na Inglaterra.

Expulsa da cidade pelos invejosos médicos locais, que não suportavam ver uma mulher médica e competente, ela buscou refúgio na região pantanosa de Fens. Ao seu lado, os amigos Mansur e Gylthaa, o cachorro Guardião e seu maior tesouro - a pequena Allie - fruto de seu romance com Rowley, nomeado Bispo de St. Albans há pouco mais de um ano.

A vida de Adélia parecia ter se acomodado quando Rowley rompe o silêncio entre os dois e manda buscá-la sob as ordens do rei, para investigar uma tentativa de assassinato perto de Oxford. Em sua nova missão, a médica precisa descobrir quem matou Rosamunda Clifford, a amante favorita do rei Henrique II.

A presença de Adélia foi exigida porque o desdobramento do crime poderia resultar em uma nova guerra civil na Inglaterra. Adélia concorda em ir, mas exige a companhia de Mansur, Gyltha, Allie e Guardião.

Quando a comitiva se aproxima do convento de Godstow, encontram um cadáver de um jovem, abandonado, de forma a parecer latrocínio. Intrigas políticas, romances proibidos, assassinatos e a situação da mulher na Idade Média estão na trama, que prende a atenção dos leitores.

Adélia enfrenta o vasto e terrível labirinto que cerca o refúgio da amante do rei e soluciona as pistas falsas e a série de crimes que encontra pelo caminho. 368 páginas, R$ 49,50, Editora Rocco, telefone (21) 3525-2000.

Nenhum comentário: