Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Intricada rede de tipos de uma Buenos Aires decadente
Pele e Osso é o mais novo romance do consagrado escritor argentino Luis Gusmán, autor também de O vidrinho (1990) e Villa (2001), já lançados no Brasil pela Editora Iluminuras.
A narrativa apresenta, sobretudo, uma intrincada rede de tipos de uma Buenos Aires decadente e atual, onde se mesclam temas como a globalização, o aquecimento global, acontecimentos terroristas e outros aspectos da modernidade.
Um magrelo cinquentão e cocainômano, recém-convertido ao protestantismo, cujo sugestivo apelido - Osso - é justamente o que lhe resta quando perde a memória e acorda numa favela com uma gorda louca que diz ser sua esposa. Um pai de santo sedutor rouba a mulher de Osso.
Um vendedor de peles gordo e diabético, acossado pelo Greenpeace e o aquecimento global, numa cidade em que seu ofício herdado da família se tornou anacrônico, ao sair com prostitutas, mente que é advogado.
Uma bioarquiteta e radiestesista que fez plástica para mudar a energia do rosto. Uma bióloga ecologista que trai o marido com um professor de mergulho e se apaixona por um peleteiro que se diz advogado.
Um engenheiro que também é piloto de barco e muitas outras figuras se encontram pela habilidade narrativa ágil e econômica de Gusmán, que tem como uma de suas principais virtudes deixar que os personagens falem. A força do diálogo é recuperada neste livro, e cada um desses anônimos, com as suas palavras ditas à meia, se esconde e se mostra, em silenciamentos compartilhados pelo narrador, sempre comedido.
A fala fica reduzida ao essencial, em meio às vacilações, provocações mútuas, mal-entendidos, tudo envolto na trama que tem um plano terrorista delirante, interesses egoístas, fúria incendiária compartilhada e o misticismo e o charlatanismo que campeiam no mundo e na Buenos Aires desses nossos tempos tumultuados.
Enfim, uma vez mais, com seus personagens-marginais e sua narrativa forte, Luis Gusmán mostra porque é um dos nomes mais importantes da literatura argentina destas últimas décadas e revela mundos que não são exatamente aqueles que os milhões de turistas estão acostumados a ver.
Gusmán apresenta criaturas que podem trocar de nome, bandeira, fé e profissão, por conveniência ou necessidade. 224 páginas, R$ 44,00, tradução de Wilson Alvez Bezerra, Editora Iluminuras Ltda, telefone (11) 3031-6161.
Jaime Cimenti
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário