sexta-feira, 29 de janeiro de 2010



29 de janeiro de 2010 | N° 16230
PAULO SANT’ANA


O império dos ratos

É a verdadeira revolta dos ratos. O Posto de Saúde Ernesto Araújo, no Morro da Cruz, amanheceu fechado na terça-feira pela infestação de ratos.

Os ratos passeiam olimpicamente por todos os ambientes, na copa, nos corredores, na farmácia, no almoxarifado e nas outras salas.

Os pacientes estão sendo atendidos e de repente atravessa a sala um tremendo ratão.

E o pior: quando alguém tenta retirar ou espantar um rato, ele enfrenta quem faz isso, não se deixa atemorizar e cria um clima de guerra lá dentro do posto.

O que quer dizer que se trata de ratões nutridos, criados a toddy, prontos para encarar qualquer medida que pretenda tirá-los de lá, eles são donos do território.

Não tem explicação que a Secretaria Municipal de Saúde tenha permitido que a situação chegasse a tal ponto.

Assim é que estamos tratando a saúde dos nossos munícipes? Se lá no templo da saúde dominam os ratos, como anda a coisa aqui por fora?

Era governador da Guanabara Negrão de Lima. Um dia o seu secretário da Saúde veio lhe dizer algo que parecia estonteante:

– Não dá mais, governador, os ratos dominaram a cidade do Rio de Janeiro: já temos 100 milhões de ratos, são 10 ratos para cada habitante da cidade. Algo precisa ser feito.

E o governador perguntou ao secretário:

– O senhor podia me dizer como é que vocês fazem para contar os ratos.

Recebo do Dr. Amarílio Vieira de Macedo Neto, presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, uma reclamação sobre a coluna que escrevi domingo, em que disse que a Santa Casa e o Hospital de Clínicas têm “estupenda capacidade ociosa em suas emergências”.

Tem inteira razão o Dr. Amarílio, eu quis me referir somente a Santa Casa e incluí por equívoco o Hospital de Clínicas.

Peço desculpas, sei do quadro de superlotação permanente da emergência do Hospital de Clínicas, com 65 leitos, 49 para adultos, 13 pediátricos e três obstétricos.

Sei que é rotina a emergência efetuar o dobro de atendimentos de sua capacidade.

Quanto ao “silêncio” que reclamei do Hospital de Clínicas na questão das emergências, não me referi à rotina de comunicação do hospital com a mídia, mas por não ter vindo a público dizer o que exatamente agora está me dizendo o presidente: prestando contas dos serviços relevantes efetuados em sua emergência.

Eu queria apenas cutucá-lo, Dr. Amarílio, para vir para a planície, pois a superintendente do Conceição, Jussara Cony, soltou o verbo, gritando que o GHC lotava porque os outros hospitais fechavam suas emergências logo que excediam suas capacidades.

E o senhor está esclarecendo que no ano de 2009 a média anual de ocupação da emergência do Clínicas foi de 128%, ou seja, não só atendeu toda a sua imensa capacidade como ainda a excedeu em 28%.

Só peço, Dr. Amarílio, que, quando se comunicar com esta coluna, faça-o em texto com menor tamanho, o que o senhor mandou levaria várias colunas para divulgá-lo.

Nenhum comentário: