terça-feira, 1 de dezembro de 2009



01 de dezembro de 2009 | N° 16172
PAULO SANT’ANA


Perder é ganhar

Leio Zero Hora de ontem e vejo duas declarações idênticas de Luis Fernando Verissimo e Ibsen Pinheiro: ambos dizem com todas as letras que o Grêmio tem história e tem tradição e tem de jogar para ganhar do Flamengo no próximo domingo.

Se algum gremista ainda tinha dúvida, o Verissimo e o Ibsen, colorados tradicionais, resolveram-na: o Grêmio não pode ganhar nem empatar com o Flamengo domingo que vem.

Para nós, que cultivamos a rivalidade local, sabemos que nada há no futebol mais importante do que ela.

Antes era só eu, que há 20 dias pregava que o Grêmio tinha de jogar com os reservas contra o São Paulo, o Cruzeiro e o Palmeiras.

Por isso, fui injuriado, ofendido, destratado pelo presidente do Grêmio, que me chamou de cobras e lagartos porque eu pregava desinteresse do Grêmio nos jogos de rivais do Inter pelo Brasileirão.

Fiquei sozinho naquela ocasião e sem poder defender-me: é difícil eticamente pregar que o clube da gente tem de perder.

Agora, todos no Grêmio me dão razão: querem que o Grêmio perca para o Flamengo. A torcida inteira, 14 mil gremistas, gritou insistentemente: “Entrega, entrega, entrega...”.

Impressionante, a torcida gremista pedindo que o Grêmio perca, implorando que o Grêmio perca.

Metade do desastre já se verificou por não me ter dado ouvidos a direção gremista. Com a ajuda decisiva do Grêmio, o Internacional já está classificado para a Libertadores do ano que vem.

Só o que faltava, depois de ter dado de mão beijada dezenas de milhões de dólares para o Internacional reforçar o seu time para 2010 e massacrar o Grêmio nos Gre-Nais, comprando jogadores caríssimos e se candidatando ao título de Libertadores e do Mundial, só o que faltava era o Grêmio ganhar ou empatar com o Flamengo e dar o título nacional de bandeja para o Internacional.

Agora, todos, absolutamente todos, da torcida até o Conselho Deliberativo do Grêmio, estão querendo que o Grêmio perca, sequer empate, do Flamengo.

Eu tinha razão, é preciso que entendam definitivamente que a obrigação de um clube é atender ao seu interesse. E o interesse do Grêmio é e sempre foi não favorecer o Internacional, chega de hipocrisia.

Mas assim não entendeu o presidente do Grêmio e agora, se fosse coerente, teria de assacar contra todos os torcedores do Grêmio e contra todos os conselheiros as ofensas que assacou contra mim, quando se vê agora que só eu estava certo.

A prova provada que esta fórmula de pontos corridos é perversa e indecente é que o Corinthians jogou para perder contra o Flamengo, desavergonhadamente.

Gremistas torcendo contra o Grêmio, colorados torcendo pelo Grêmio, a fórmula é imoral.

Tanto que na Copa do Brasil e na Libertadores, com outra fórmula, todos são obrigados, sempre, a jogar para ganhar.

É o fim da picada esta fórmula enlouquecedora.

Vou parar por alguns dias para investigar a causa desta tontura que me arrasa o equilíbrio.

Nenhum comentário: