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segunda-feira, 1 de junho de 2009
Air France diz que 80 brasileiros são passageiros do voo AF 447
Publicidade - da Folha Online - Atualizado às 13h35.
A Air France informou nesta segunda-feira (1º) que 80 brasileiros estão entre os passageiros do voo AF 447, que desapareceu enquanto fazia a rota entre Rio de Janeiro e Paris. O avião carrega 228 pessoas, sendo 12 tripulantes e 216 passageiros --82 mulheres, 126 homens, sete crianças e um bebê.
Segundo a empresa, há ainda 76 franceses, 18 alemães, nove italianos, seis norte-americanos, cinco chineses, quatro húngaros, dois espanhóis, dois ingleses, dois marroquinos e dois irlandeses.
Há também um passageiro de cada um desses países: Angola, Argentina, Bélgica, Islândia, Filipinas, Noruega, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia, Suécia, Áustria e Turquia. De acordo com a Air France, há dificuldade na identificação de alguns passageiros, em razão de eles não terem preenchido o cartão de embarque.
O voo AF 447 decolou por volta das 19h de domingo do aeroporto do Galeão (Tom Jobim) e deveria pousar no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, por volta das 11h local (6h de Brasília). Em nota, a empresa afirma que a aeronave "cruzou uma zona com forte turbulência" por volta das 23h (horário de Brasília) e enviou alerta automático sobre problemas no circuito elétrico às 23h14.
"O mais provável é que o avião tenha sido atingido por um raio", afirmou François Brousse, diretor de comunicação da companhia aérea francesa. "O avião entrou em uma zona de tempestade com fortes turbulências, que provocaram falhas", afirmou.
"Provavelmente se trata de uma catástrofe aérea. Toda a companhia pensa nos familiares, com os quais divide a dor", declarou o diretor-geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, em uma entrevista coletiva no aeroporto Charles de Gaulle, onde o avião deveria ter pousado.
O ministro francês de Ecologia e Energia, Jean Louis Borloo, afirma que havia fortes tempestades tropicais na região. "São aeronaves habilitadas para este tipo de circunstâncias, mas deve ter sido um acúmulo de eventos", diz.
Os nomes confirmados até agora são:
Adriana Francisco Sluijs, 40, assessora da presidência da Petrobras
Antonio Gueiros, diretor de informática da Michelin
Christin Pieraerts, funcionária da unidade Paris da Michelin
Erich Heine, presidente da ThyssenKrupp CSA - Companhia Siderúrgica do Atlântico
Giovanni Batista Lenzi, deputado da Província Autônoma de Trento
Luigi Zortea, prefeito de Canal San Bovo, em Trento (Itália)
Luiz Roberto Anastácio, presidente da Michelin para a América do Sul
Marcelo Parente, 38, chefe de gabinete do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB)
Mulher de Marcelo Parente, cujo nome não foi confirmado
Nelson Marinho Filho, 40, mecânico de engrenagens
príncipe Pedro Luis de Orleans e Bragança, 26, descendente de dom Pedro 2º
Rino Zandonai, diretor da Associazione Trentini Nel Mondo
PARIS, França (AFP) — O Airbus A330-200, o tipo de aparelho pertencente à Air France desaparecido nesta segunda-feira entre Brasil e França, é um birreator de longo percurso de média capacidade, novo e usado em todo o mundo.
Possui 59 metros de comprimento e 60,30 metros de envergadura, podendo transportar 253 pessoas, em três classes. Pode voar a uma velocidade de 880 km/hora e alcançar uma altitude de cruzeiro de 10.700 metros.
Este modelo, do qual existe uma versão carga e outra de carreira, efetuou seu primeiro vôo de teste em agosto de 1997.
Desde então, foram entregues mais de 600 unidades das 950 encomendas do A330 recebidos por Airbus.
Graças a seu raio de ação de 12.500 quilômetros, este tipo de avião é utilizado frequentemente para vôos diretos intercontinentais, como faz a Air France nos vôos entre Paris e Rio de Janeiro.
A família dos A330 (existe uma versão maior, a A330-300) está sendo utilizada por numerosas companhias em todo o mundo. Este aparelho acumula mais de 11 milhões de horas de vôos, segundo o construtor, que desenvolve este modelo paralelamente com o Airbus A340, um quadrirreator, e ambos compartilham uma parte da estrutura.
O avião da Air France está equipado com motores General Electric.
O preço médio em catálogo de um A330-200 é de 180,9 milhões de dólares.
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