sexta-feira, 26 de junho de 2009



Jaime Cimenti
26/6/2009


Lógica elementar e manual de redação

A construção do argumento, do professor de filosofia e escritor norte-americano AnthonyWeston, nascido em Wisconsin, em 1954, e professor da Elon University, Carolina do Norte, é, acima de tudo, um livro de extrema utilidade. A obra tem por objetivo ser uma breve introdução à arte de escrever e avaliar argumentos, mas vai além.

Vivemos na era das comunicações e argumentar e redigir, tanto na vida privada como no trabalho, na escola e na vida pública, a cada dia ganham mais importância. Em síntese, em suas breves páginas, o volume reúne a lógica elementar e um manual de redação de textos expositivos.

Weston, autor de A Practical Companion to Ethics, Back do earth e Criativity for Critical Thinkers, estruturou seu texto em dez capítulos: como compor um argumento curto; argumentos com exemplos, argumentos por analogia, argumentos de autoridade, argumentos sobre causas, argumentos dedutivos, como compor um ensaio argumentativo (três partes) e falácias.

O livro é um sucesso nos Estados Unidos. Os críticos atribuem tal sucesso à linguagem admiravelmente clara e direta e ao fato de a obra estar organizada em torno de regras específicas, exemplificadas e explicadas de forma precisa e breve. Os exemplos usados são simples e adequados.

A construção do argumento não é apenas um livro-texto, mas um livro de regras que permite a estudantes, professores e leitores em geral elaborar trabalhos e avaliar argumentos. O livro estimula a aprender por conta própria e não deve, claro, ficar restrito a filósofos e ao meio acadêmico.

As ferramentas da lógica e da argumentação interessam a todos nós, nesses tempos em que em necessitamos redigir, argumentar, convencer e sermos convencidos, quase que o tempo todo.

Entender que argumentar significa apresentar um conjunto de razões ou provas que fundamentam uma conclusão e não meramente a afirmação de pontos de vista e tentar descobrir por que alguns pontos de vista são melhores que outros são noções essenciais que o livro desenvolve. O capítulo final, Falácias, é especialmente interessante e resume os erros mais comuns em argumentação, apresentados no decorrer da obra.

O apêndice das páginas finais apresenta algumas regras importantes para elaborar e avaliar definições. Enfim, um trabalho importante nesses tempos em que a filosofia recupera sua importância e sua utilidade prática. Tradução de Alexandre Feitosa Rosas, 136 páginas, R$ 27,50. WMF Martins Fontes, telefone 11-3241-3677.

Nenhum comentário: