domingo, 21 de junho de 2009



Tapando o sol com a mão

Um discípulo procurou o rabino Nahman de Braslaw:

- Não continuarei mais meus estudos dos textos sagrados - disse. - Moro numa pequena casa com meus irmãos e pais, e nunca encontro as condições ideais para concentrar-me no que é importante.

Nahman apontou o sol, e pediu que seu discípulo colocasse a mão na frente do rosto, de modo a ocultá-lo. O discípulo fez isto.

- Sua mão é pequena, e no entanto conseguiu cobrir totalmente a força, a luz e a majestade do imenso sol. Da mesma maneira, os pequenos problemas conseguem lhe dar a desculpa necessária para não seguir adiante em sua busca espiritual.

“Assim como a mão tem o poder de esconder o sol, a mediocridade tem o poder de esconder a luz interior. Não culpe os outros por sua própria incompetência.”

De quem é a culpa

Um casal saiu de férias; ao voltar, encontraram a casa arrombada; os ladrões tinham levado tudo.

O marido acusou a mulher, dizendo que as trancas não tinham sido colocadas. Ela afirmou que ele esquecera de fechar a porta com a chave. Uma longa discussão começou, até que os vizinhos chamaram um padre para serenar os ânimos.

- A culpa é dela, que sempre foi desleixada - disse o marido.

- Não, a culpa é dele, que não presta atenção no que faz - respondeu a mulher.

- Um momento - disse o padre. - Vivemos culpando uns aos outros por coisas que jamais fizemos, e terminamos carregando um fardo que não é nosso. Será que nunca lhes ocorreu a idéia que os ladrões são os verdadeiros culpados pelo roubo?

Deus e o amor do homem

Um homem chegou até o filósofo Ramanuja, e pediu: - Mostre-me o caminho até Deus.

- Você já se apaixonou por alguém?

- Apaixonar-me? O que o grande mestre quer dizer com isso? Eu prometi a mim mesmo jamais me aproximar de uma mulher, fujo delas como quem tenta escapar de uma doença.

“Eu sequer as olho: quando passam, fecho os meus olhos, de modo a estar sempre concentrado na busca espiritual.”

- Procure voltar ao seu passado, e tentar descobrir se nunca, em toda a sua vida, houve algum momento de paixão que deixasse seu corpo e seu espírito cheios de fogo.

- Vim até aqui para aprender como rezar, e não como me apaixonar por uma mulher. Ramanuja ficou em silêncio por alguns minutos, e finalmente disse:

- Não posso ajudá-lo. Se você ainda não teve uma experiência de amor, você nunca conseguirá experimentar a paz de uma oração. Portanto, volte para sua cidade, apaixone-se, e só me procure novamente quando sua alma estiver cheia de momentos felizes.

Um ótimo domingo, despedida do outono, entrada do inverno, véspera de aniversário de uma pessoinha. Tudo de bom.

Nenhum comentário: