terça-feira, 28 de setembro de 2021


28 DE SETEMBRO DE 2021
ARTIGOS

VALORIZAR NOSSA CULTURA E TRADIÇÃO GAÚCHA

Neste mês farroupilha, em que reafirmamos ideais, culminando com o 20 de Setembro, destaco dois projetos de lei que protocolamos na Assembleia Legislativa. Como gaúchos, buscamos preservar nossa tradição e identidade, vinculada às lutas históricas do povo forjado no pampa. Por isso entendi ser importante estimular a manutenção de nossa cultura farroupilha, expressa em invernadas artísticas de CTGs com atividades de inclusão social, permitindo que possam ser enquadradas no programa Nota Fiscal Gaúcha, para que tenham condições de se manter e perpetuar nossa riqueza cultural, em sugestão que recebi da Frente Parlamentar de Vereadores em Defesa da Cultura e Tradição Gaúcha.

Como conselheiro honorário do MTG, desde meu primeiro mandato apoio entidades que se dedicam à preservação de nossas tradições. Promover a inclusão social através das invernadas artísticas mantidas nos CTGs é incentivar crianças e jovens para que tenham oportunidade de manter vivas nossa cultura e tradição. O tradicionalismo envolve milhares de pessoas, em um ambiente de família que preserva princípios, valores, respeito, disciplina, hierarquia e promove a interação de gerações, o que irá estimular a solicitação da nota fiscal após as compras, permitindo também o fortalecimento do programa estadual e das invernadas artísticas.

Outra iniciativa é dos Caminhos dos Farroupilhas. Esta proposta prevê a implementação de uma rede de rotas históricas em locais significativos da Revolução Farroupilha, para incentivar o turismo regional, a exemplo de rotas como Uva e Vinho e das Oliveiras. Mapear os fatos, batalhas, líderes, cidades históricas e capitais dos farrapos, são importantes para a ampliação da identidade cultural gaúcha além-fronteiras. A capacidade turística que envolve os Caminhos Farroupilhas é enorme e despertará o interesse de turistas de fora do RS, além de fomentar nossa economia.

Reafirmar ideais farroupilhas, por meio de propostas viáveis no parlamento gaúcho, é algo que pode contribuir com a ampliação de nosso entendimento do que fomos e somos, valorizando aspectos culturais que, ao longo de gerações, são mantidos e devem seguir vivos. Nossas tradições e a história da Revolução Farroupilha ainda têm muito para ser conhecido, para que possam ser lembradas não apenas no 20 de Setembro.

ERNANI POLO

Nenhum comentário: