15 DE SETEMBRO DE 2021
ARTIGOS
EMPRESAS LOCAIS: INOVAR É O ÚNICO CAMINHO
Que estamos num mercado altamente competitivo, todos sabemos. Quem tem mais poder financeiro compra melhor, importa em maior quantidade, vende com menor preço e entrega cada vez mais rápido. Como, então, empresas locais podem competir neste cenário?
Em primeiro lugar, é importante que a empresa defina seu posicionamento estratégico. Mas o que significa isso? Significa escolhas para melhorar a competitividade. Nenhum negócio é capaz de satisfazer todas as pessoas e, ao mesmo tempo, ser competitivo em qualidade, preço ou logística. Definir a estratégia, entre outras coisas, é escolher quem é seu cliente, descobrir seus pontos fortes e fracos. Que tal perguntar aos seus consumidores e colaboradores o que mais lhes agrada e desagrada na empresa? Como melhorar?
Uma empresa precisa de planejamento, uma trilha de ações planejadas e monitoradas que leve aos objetivos que a empresa pretende alcançar. Sem um planejamento, seu negócio sofrerá por não executar, não controlar e não corrigir o que está errado. Definir a estratégia é decisão da liderança, não um "achômetro".
Como vencer diante desse mundo complexo? Inovando, fazendo a mesma coisa de maneira diferente. Acredite, esse tema não é apenas para grandes empresas, é para todas. Sua empresa pode inovar em produtos, em processos, nas estratégias de marketing ou ainda em todo o modelo de negócio. Neste processo, a tecnologia é, sim, uma grande aliada, imagine que você adote um sistema para gestão financeira ou de estoque, quanto tempo você pouparia em análises? Quantos erros evitaria?
Ok, entendi. Mas o que faço primeiro? Calma. Inspire-se, olhe o mercado, concorrentes, fornecedores, clientes, oxigene ideias. Crie um ambiente de criatividade, provoque seu time e clientes a dar ideias. Colete o máximo de ideias possível, organize-as por área, produto, processos, marketing. Faça uma triagem dessas ideias e selecione as melhores. Analise a viabilidade das selecionadas e quais recursos (pessoas, processos, tecnologia, capital, estrutura) você precisa para colocá-las em prática. Por fim, planeje a implantação da nova ideia e monitore resultados. Inove, faça diferente
Nenhum comentário:
Postar um comentário