22 DE SETEMBRO DE 2021
DAVID COIMBRA
A diferença entre a sabedoria e a experiência
Você tem a experiência. Você tem o conhecimento. São bens importantes, mas, mesmo somados, não são o suficiente para você ter a sabedoria. A sabedoria você só terá se souber refletir sobre o seu conhecimento e a sua experiência.
Resumindo: é a reflexão correta sobre o seu aprendizado que conduz à sabedoria.
Isso de "reflexão correta" parece algo subjetivo. Pois, afinal, o correto e o incorreto dependem de quem analisa e das circunstâncias em que é feita a análise. Só que não é bem assim. O fato é que há velhos que já viveram muitas coisas, ou seja, que têm conhecimento e experiência, mas que tiram deduções equivocadas do que lhes aconteceu. Porque o tempo a tudo desgasta, a tudo corrói e, fazendo assim, pode gerar, em vez de compreensão, ressentimento.
Sei que estou sendo teórico em demasia, mas vou tentar dar um exemplo. Tinha um camarada, um colega meu, que usufruiu do seu tempo de glórias amorosas. As mulheres o desejavam e os dias eram excitantes. Mas a velhice chegou e, com ela, as dores, a queda do nível de energia, a própria miséria física. E esse colega, em vez de saber o que fazer com aquelas antigas e belas experiências, tornou-se um amargurado. Ele queria viver outra vez o que havia vivido, mas agora era impossível. Se fosse sentir de novo o sabor do amor, teria de ser diferente do que provara. Mas não era isso que ele queria. Ele queria a paixão juvenil, a doce irresponsabilidade do sexo desenfreado, ele queria tudo outra vez. Chegou a procurar velhas namoradas a fim de repetir velhas emoções. Mas estava tudo velho, tudo arruinado, nada foi como era antes.
Meu colega não aceitava que sua vida mudara e que, em torno dele, a vida mudara também. Esse desencanto o frustrou de tal maneira que ele passou a olhar para o mundo de forma enviesada. Nada era realmente bom. Nada era totalmente positivo.
A velhice, neste caso, não fez com que seus dias ficassem mais suaves. Ao contrário: ficaram mais duros. Meu colega emburreceu com a experiência.
Você entende o que estou dizendo? Só o conhecimento não basta. É preciso saber pensar sobre o conhecimento. É preciso saber tirar o sumo.
Isso se aplica às pessoas e às nações. Se há um país que aprendeu com suas experiências foi a Alemanha. O alemão sofreu, mas virou um povo ponderado, democrático e profundamente humano. E nós, que não passamos por um décimo do que eles passaram, me parece que estamos regredindo à medida que envelhecemos. Estamos perdendo a bonomia, estamos perdendo a malemolência, estamos perdendo a boa malandragem. Estamos nos tornando velhos rabugentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário