segunda-feira, 11 de setembro de 2023


Susto e conquistas no Marrocos

Comemoração em dose dupla para o Geoparque de Caçapava do Sul. Além de receber o certificado oficial pela Unesco, no sábado, em Marrakech, no Marrocos (leia mais na página 4), a delegação retornou com um prêmio extra: o de melhores práticas sustentáveis para a Novelaria Santa Marta, localizada no geossítio das Guaritas, a 70 quilômetros da cidade.

A empresa de Marta Teixeira e Jorge Luiz Dias de Dias oferece ao visitante a experiência "Do cordeiro ao novelo", onde apresenta todo o processo de produção. Desde a criação, passando pela confecção do fio em roca manual, como antigamente, até o tingimento de forma orgânica, respeitando estações do ano, ciclos da lua e usando plantas nativas do Pampa. Carqueja, guanxuma, aroeira, são-joão, pega-pega se transformam num pedaço do território em forma de novelo. É um exemplo de conexão com a natureza, resgate da tradição, sustentabilidade e agricultura familiar.

A delegação passou ilesa pelo terremoto registrado na sexta-feira no Marrocos e que deixou mais de duas mil vítimas fatais.

Unesco certifica geoparques

chamou atenção

Os geoparques Quarta Colônia e Caçapava do Sul receberam o certificado do selo de territórios mundiais da Unesco, no 10º Encontro Mundial de Geoparques Unesco, em Marrakech, no Marrocos. As certificações foram entregues no sábado, horas depois de um terremoto atingir a localidade na noite de sexta-feira. A solenidade ocorreu no Complexe Culturel Mohamed VI des Habous, um espaço montado após a interdição do prédio onde o evento aconteceria inicialmente.

Na cerimônia, 18 novos territórios foram reconhecidos pela Unesco. Em nome da Quarta Colônia, o certificado foi recebido por Jacielle Sell, diretora do Geoparque Quarta Colônia e coordenadora da Rede Nacional de Geoparques. Quem representou Caçapava foi André Borba, coordenador científico do geoparque da localidade.

- É a coroação de um processo de muito trabalho, entrega e dedicação de muitas pessoas - comenta Jacielle. Flava Ferreira Lisboa Filho, pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acrescenta:

- Esse momento reflete o resultado de um trabalho sério que envolveu a UFSM, Universidade Federal do Pampa, com seu campus em Caçapava do Sul, prefeituras, entidades das regiões dos territórios e, principalmente, pessoas.

Turismo

O Geoparque Caçapava recebeu também o prêmio Boas Práticas da Rede Global de Geoparques pelo incentivo e qualificação da Novelaria Santa Marta e de seu processo produtivo. O ateliê produz novelos de lã com tingimento natural através do uso de plantas adaptadas ao bioma da região. A produção não deixa resíduos e o que sobra é reaproveitado.

Giovani Amestoy, prefeito de Caçapava do Sul, destaca a visibilidade internacional ao patrimônio geológico, histórico e artístico. Para Luciano Orsi, presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o reconhecimento estimula o turismo e amplia possibilidades de crescimento para as cidades. 

O presidente da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM), Mário Augusto Ribas do Nascimento, diz que o Rio Grande do Sul apresenta potencial para se tornar referência tanto do turismo nacional quanto internacional, já que dos cinco territórios reconhecidos pela Unesco como geoparques globais, três estão no Estado.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: