Pó Pelotense
Afastado da prefeitura de Cachoeira do Sul na manhã de quinta-feira, em uma operação batizada de Fandango pelo Ministério Público, o prefeito José Otávio Germano publicou nota no Jornal do Povo dando seu ponto de vista sobre a ação.
Na nota, José Otávio começa dizendo que foi acordado violentamente em sua casa, com a quebra da porta, às 6h da manhã, por cerca de 10 policiais e uma promotora.
"Procuraram droga. E confundiram pó pelotense com droga, pois utilizo em minhas feridas e assaduras por recomendação médica. Pedi para fazerem o teste ou algo do tipo e não quiseram fazer. Já saíram me acusando", escreveu.
Em outro trecho, desabafou: "Estou triste. Violentado. Me sinto perseguido". Às vésperas de completar um mês da tragédia que arrasou o Vale do Taquari e fez deste mês que está findando um setembro de luto, é preciso destacar dois pontos positivos que emergiram da enchente: a solidariedade e a união de antigos adversários.
A coluna faz questão de destacar a união de forças entre políticos de diferentes partidos. Antigas divergências ficaram para trás em nome da necessidade de ajudar a socorrer as vítimas, alimentar os abrigados em ginásios, distribuir roupas e recuperar as perdas na agricultura, na indústria e no comércio.
Aquelas letras ou palavras que vêm entre parênteses depois dos nomes das autoridades tornaram-se uma informação irrelevante. Aos prefeitos dos municípios em estado de emergência ou de calamidade pública não se perguntou a que partido pertencem antes de anunciar ajuda. Poderiam dizer, parafraseando o desgastado slogan de campanhas políticas, que seu partido é o Rio Grande.
Na quinta-feira, um dia depois de conversar com o presidente Lula, em Brasília, o governador Eduardo Leite começou o dia recepcionando a primeira-dama, Janja da Silva, e a comitiva de ministros, em Lajeado, e terminou visitando áreas de risco ao lado do prefeito Sebastião Melo. De helicóptero, os dois sobrevoaram as ilhas alagadas. Pé no chão, circularam pela Vila dos Sargentos e outras áreas miseráveis de Porto Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário