ENXERGAR, AGIR, INCLUIR
Há uma célebre frase do mundo da gestão, atribuída a William Edwards Deming, que diz que "não se gerencia o que não se mede". Parafraseando o professor e estatístico norte-americano, podemos afirmar também que não se inclui quem a gente não enxerga. Entre as tantas invisibilidades a que são submetidas as pessoas com deficiência, a do poder público talvez seja a mais grave.
No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a cidade de Rio Grande dá um passo importante para romper esse ciclo histórico e acelerar ações de inclusão que permitam trazer mais qualidade de vida. Disponível a todo cidadão, entra no ar ferramenta digital que organiza os dados dessa população da cidade, integrando e georreferenciando todos os cadastros municipais.
Com o conhecimento em mãos, teremos uma perspectiva mais nítida da realidade, permitindo direcionar recursos e políticas públicas de maneira mais eficaz. Além disso, poderemos identificar onde reside cada um dos cerca de 10,5 mil indivíduos atendidos pela prefeitura e compreender suas necessidades primordiais, bem como áreas que necessitam de aprimoramento - promovendo melhorias na acessibilidade em espaços públicos, transporte adaptado, entre outras ações.
Este grande mapa, elaborado integralmente por servidores municipais, será um instrumento vivo, incorporando novos dados e evoluindo na busca de um olhar mais próximo e resolutivo para esses cidadãos, que no Brasil somam quase 9% da população.
Mais do que ações esparsas, agregar gestão ao tema é fundamental para que possamos avançar em políticas consistentes e perenes. Além disso, por ser também um elemento de transparência, permitirá que entidades e associações utilizem as informações para desenvolver projetos independentes ou em parceria com o município.
Ainda estamos muito distantes do cenário de justiça e igualdade que toda pessoa com deficiência merece, mas não há dúvida de que este dia representa um grande avanço. A partir da inovação e da criatividade, aceleramos uma jornada irreversível na busca de uma cidade acessível, com mais dignidade e oportunidades para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário