quinta-feira, 7 de setembro de 2023


07 DE SETEMBRO DE 2023
INFORME ESPECIAL

É hora de estender a mão e ajudar

Conheço o Vale do Taquari desde sempre. Minha mãe nasceu em Estrela e parte da família vive em Lajeado. Muito percorri o entorno quando fui correspondente de ZH no Interior, no início dos anos 2000. Se tem algo que se destaca na região, é o capital humano e social.

Há uma teia de relações muito bem tecida nas comunidades fundadas por imigrantes, que desde o início da colonização uniram esforços para superar obstáculos. Um ajuda o outro, em cooperação mútua. Inclusive nos maus momentos.

Agora, eles precisam de apoio. Necessitam de toda a ajuda possível, depois do fenômeno climático que se abateu na região.

Tenho certeza de que, mesmo quem perdeu tudo, fará o possível para socorrer o vizinho que está em condições piores. Mas isso não será suficiente.

É hora do Rio Grande mostrar empatia. Não vamos conseguir trazer de volta quem se foi, mas podemos ajudar a reerguer os municípios atingidos e levar algum conforto às famílias flageladas.

Se você puder contribuir com cobertores, roupas, cestas básicas, kits higiene e de limpeza, não deixe de ajudar. Os materiais podem ser entregues na central de doações da Defesa Civil das 9h às 15h, na Avenida Borges de Medeiros, 1.501, em Porto Alegre. É possível, também, entregar donativos no Palácio Piratini, nos quartéis da Brigada Militar e dos bombeiros, nas prefeituras, nas agências do Banrisul e nos demais pontos de coleta da campanha do agasalho do RS. É hora de estender a mão.

Empréstimos com novo destino

O setor de empréstimos da Biblioteca Pública do Estado (BPE), na Capital, vai mudar de lugar. Hoje, o espaço fica no porão do prédio, com entrada lateral e longe dos famosos salões decorados. Com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, a diretora da BPE, Ana Maria Souza, decidiu inovar: até o fim do ano, parte dos 12 mil livros disponíveis será transferida, com novas prateleiras, para a área nobre do edifício de 1922.

É uma forma de valorizar o acervo e atrair mais gente interessada em literatura. Para fazer um empréstimo, é só ir até lá com documento com foto e comprovante de residência. É de graça e faz um bem danado.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: