04 DE AGOSTO DE 2023
ALMANAQUE GAÚCHO
O buquê de Espertirina
O texto a seguir foi enviado pelo radialista, jornalista e escritor Márcio Beyer, que usou como fonte de pesquisa o livro Os anarquistas do Rio Grande do Sul, de João Batista Marçal; o jornal A Federação; a página do Facebook Ateneu Libertário - A Batalha da Várzea; os sites anarquistas.net e prezi.com; e teve, ainda, a colaboração de Hamilton Leite.
Nascida em Lajeado, a caçula Espertirina Augusta Martins (1902-1942) tinha três irmãs: Eulina, Dulcina e Virgínia; além dos irmãos Armando, Nino e Henrique, que mudou o nome para Cecílio Villar.
A família pertencia à classe operária. Todos foram alunos de Julia Malvina Hailliot Tavares, conhecida como Malvina Tavares (1866-1939), professora que mantinha, em São Gabriel de Lajeado (hoje município de Cruzeiro do Sul), uma "Escola Moderna", que seguia a filosofia pedagógica do educador anarquista espanhol Francisco Ferrer (1859-1909), e que lecionou para centenas de alunos que se tornariam sindicalistas, professores e anarquistas futuramente - caso da família Martins.
Nota de redação: recentemente foi lançado um livro com a biografia de Malvina Tavares, de autoria da jornalista e escritora Laura Peixoto.
No início da década de 1910, os Martins mudaram-se para Porto Alegre, numa sociedade que vivia sob a cruel jornada de trabalho de 15 horas diárias para homens, mulheres e crianças, com apenas um dia de descanso semanal, eventualmente, e salários miseráveis, além da carestia dos alimentos e aluguéis.
Na Capital, Espertirina prosseguiu os estudos na Escola Moderna, que tinha sede na rua Ramiro Barcelos, número 197, e que havia sido fundada no dia 20 de maio de 1916.
Em janeiro de 1917, vestida de noiva, à frente de uma passeata e com o buquê de flores que dentro escondia uma bomba fabricada pelo cunhado Djalma Fetterman (1893-1973), professor da Escola Moderna, que articulava ações contra a repressão do Estado comandado por Borges de Medeiros, Espertirina, com 15 anos de idade, jogou-a contra uma carga da cavalaria da Brigada Militar, matando metade da tropa e espantando os cavalos.
Os operários que realizavam o féretro em direção ao cemitério para sepultar um companheiro morto em um protesto anterior pela polícia venceram o enfrentamento, que ficou conhecido como a Batalha da Várzea, e fizeram correr os soldados sobreviventes. O fato aconteceu na, hoje, Avenida João Pessoa.
Em julho de 1917, estourou uma greve geral em todo o Brasil, que ficou conhecida como a Guerra dos Braços Cruzados. Em Porto Alegre não foi diferente, sendo a Batalha da Várzea um dos estopins que colaboraram para a ampla adesão dos trabalhadores da Capital e o sucesso da paralisação.
O rapper Gog gravou um rap, em 2015, com o título O Buquê de Espertirina, em homenagem a sua vida de ativista feminista e anarquista. Ela lutou pela causa também nas cidades de Rio Grande, São Paulo (SP) e Campos (RJ), onde morou com seu marido, o também anarquista Artur Fabião Carneiro. Espertirina faleceu em Porto Alegre em 1942, vítima de um parto prematuro e de apendicite.
A partir da greve, os operários conquistaram carga horária de oito horas, fim do trabalho infantil, indenização dos acidentes de trabalho, entre outras reivindicações, além da diminuição do valor dos aluguéis e da redução nos preços dos alimentos.
Hoje na história
Em 1903, o cardeal italiano Giuseppe Melchiorre Sarto é eleito papa e assume o nome de Pio X.
Nasce, em 1961, o político e advogado norte-americano Barack Obama, que atuou como presidente dos Estados Unidos entre os anos de 2009 e 2017.
Em 2020, cerca de 2,7 mil toneladas de nitrato de amônio explodem em Beirute, no Líbano, causando mais de 200 mortes e deixando mais de 6 mil feridos.
Às vezes
Cláudio Jacobus Furtado
Às vezes, pura magia,
A vida se faz contente,
E o coração, de repente,
Solta um grito de alegria.
Um sorriso transparente
Parece inundar o dia,
E cada coisa anuncia
Doces recados à gente.
É como se um anjo amigo
Tocasse esse mundo antigo
Com suas asas de luz,
Trazendo da eternidade
Lições de felicidade
E firmamentos azuis.
Piada
O condenado à morte recebe a visita de um padre, que diz: - Meu filho, vim trazer a palavra de Deus para você. - Perda de tempo, seu padre. Daqui a pouco vou falar com Ele pessoalmente. Tem algum recado?
hoje é
Dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, Dia do Padre, Dia do Sacerdote
santo do dia
João Maria Batista Vianney
Há 30 anos
Quarta-feira, 4 de agosto de 1993
Reportagem de ZH mostra que o Cartel de Medellín criou uma geração de pistoleiros. Um ataque aconteceu durante o velório de um integrante do exército do narcotráfico. Além disso, o texto comenta que o goleiro Higuita, da Seleção Colombiana, tem ligações com o narcotráfico.
Há 40 anos
Quinta-feira, 4 de agosto de 1983
A partir de segunda-feira, toda a polícia gaúcha passará a trabalhar no regime de dois expedientes. Até o momento, o horário de trabalho da corporação era só à tarde. O anúncio foi feito pelo novo chefe da Polícia Civil, Antonio Diniz, o qual pretende tornar o serviço mais ágil.
Há 50 anos
Sábado, 4 de agosto de 1973
Duas portarias assinadas pelo prefeito da Capital, Telmo Thompson Flores, indicaram os nomes dos envolvidos no desvio de impostos da prefeitura. Os dados confirmam a denúncia feita pelo vereador Rubem Thomé em sessão de ontem na Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário