sexta-feira, 3 de março de 2017



Notícia da edição impressa de 03/03/2017. Alterada em 02/03 às 18h48min 

Bastidores da Lava Jato 

Detalhe da capa de Lava Jato - O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil /JC Lava Jato - O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil (Primeira Pessoa, 384 páginas), do premiadíssimo jornalista mineiro Vladimir Netto, repórter da TV Globo e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos, é possivelmente o melhor e mais completo livro sobre a Operação Lava Jato, que está mudando nosso País. 

Netto já passou pelas redações de Jornal do Brasil, Veja e P Globo e nos últimos anos recebeu inúmeros prêmios importantes, como o de Furo de Reportagem do Jornal Nacional em 2013 e o de Melhor Reportagem do Jornal Hoje por ter revelado documentos de contas do exterior atribuídos a Eduardo Cunha, e, em equipe, o de Grande Cobertura pelo noticiário sobre a Lava Jato. A Lava Jato mudou o curso da história do Brasil e a obra de Netto, realizada com entrevistas, pesquisas, viagens e trabalhos exaustivos, desde janeiro de 2015 até maio de 2016, iniciou logo após a cobertura da posse de Dilma Roussef, reeleita. 

O livro tem apresentação do jornalista Fernando Gabeira, que escreveu: "Conhecer a Lava Jato e sua trajetória, portanto, é conhecer uma das maneiras pelas quais o Brasil pode construir um novo caminho para dificultar a corrupção e puni-la com severidade". O livro de Netto conta com detalhes e informações checadas como as coisas começaram num posto de gasolina, com investigação do doleiro Alberto Youssef e seguiram com apurações e prisões envolvendo o coração da República. Os capítulos curtos, a linguagem ágil e jornalística e o conteúdo do volume faz com que a leitura seja parecida com a de um bom romance policial. 

As fotos em cores dos magistrados, políticos e policiais retratam a dramaticidade esse período de mudanças, só comparável, provavelmente, ao Plano Real, que foi até hoje o fato histórico mais marcante da história do Brasil. Nosso futuro está em aberto, não sabemos ainda como será o andamento da Lava Jato, mas o livro de Netto é um registro fiel, detalhado e escrito em terceira pessoa. Com humildade e sabedoria a autor preferiu respeitar uma velha lição de sua profissão: jornalista não é notícia. 

Lição esta que anda meio esquecida, num tempo de egos do tamanho de estádios de futebol. Netto, nas páginas finais, faz justiça e agradece a dezenas de pessoas que tornaram possível seu trabalho. A Lava Jato não é tarefa de um homem só e o livro de Netto, que vai contando a história na medida em que as coisas foram acontecendo, igualmente não poderia ser trabalho individual. De mais a mais, a história da Lava Jato começou há pouco e certamente vai seguir. 

Os brasileiros torcem para que a Lava Jato não seja amordaçada e para que se consiga, de uma vez por todas, passar o Brasil a limpo. lançamentos O Socialismo (Edipro, 240 páginas, R$ 45,00, tradução de Sandra Guimarães), do grande sociólogo francês Émile Durkheim, de renome mundial, traz preciosa definição de socialismo, estudo sobre origens e um estuda o pensamento de Saint-Simon. O autor se preocupa com a harmonização entre a estrutura social e o advento do capitalismo. 

Inter Grande - Do Tamanho do Mundo (Flávio Possani, editor, 147 páginas), organizado por Otavio Rojas, traz textos de grandes colorados, como Dilto Nunes e Fernando Carvalho, sobre os 18 anos do Movimento Inter Grande e as grandes conquistas do Campeão de Tudo no período dirigido por integrantes do movimento. Introdução ao Estudo de Fernando Pessoa (Ateliê Editorial, 264 páginas), de Fernando Cabral Martins, grande estudioso e pesquisador do poeta e coordenador do dicionário temático sobre Pessoa, traz vida e obra de forma integrada. 

O amor, a linguagem modernista e a criação de heterônimos estão na obra, entre outros remas de relevo. - Jornal do Comércio 

(http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/02/colunas/livros/548747-bastidores-da-lava-jato.html)

Nenhum comentário: