sexta-feira, 24 de março de 2017


Jaime Cimenti

O Império Romano 

Os primeiros mil anos de Roma seguem importantes e nos influenciam até hoje para tentar entender o mundo e nós mesmos. Da alta cultura à comédia barata, passando pela economia e pela política, os romanos cresceram de uma insignificante vila na Itália Central à primeira potência mundial. SPQR - Uma história da Roma Antiga (Planeta, 576 páginas, R$ 79,90) da inglesa Mary Beard, professora de clássicos em Cambridge, é obra monumental sobre o Império Romano, fruto de mais de 40 anos de estudos e pesquisas da autora e que, merecidamente, esteve por mais de ano em listas de best-sellers nos Estados Unidos e na Europa.

Com base em mais de 100 ilustrações e inúmeros mapas, e com décadas de trabalho, leituras e pesquisas, a autora mostra o Império de maneira clara e precisa, com muita paixão e sem jargões técnicos. Sobre o livro, registrou o The Economist: "Magistral. Um caso exemplar de história popularizada, de leitura envolvente, mas sem simplificação excessiva, que oferece uma visão abrangente e também detalhes íntimos que dão vida ao passado distante".

O lendário The New York Times, por sua vez, disse: "Beard revela os segredos do sucesso de Roma com uma clareza resoluta e impiedosa que não vi igualada em nenhum outro lugar". SPQR é a abreviatura que os próprios romanos criaram para seu Estado e significa Senatus Populus Que Romanus - ou O Senado e o Povo de Roma. Nessa história cruel, mas instigante, a autora faz uma análise eloquente da História de Roma e mostra como se formaram a identidade e a cidadania romanas.

Acima de tudo, revela porque essa cultura influencia o mundo no século XXI. Em entrevista, disse a autora: "De certa forma, explorar a Roma antiga a partir do século XXI é um pouco como andar em uma corda bamba, um ato de equilíbrio muito cuidadoso. Se você olhar para baixo, de um lado, tudo parece bastante familiar: você ouve conversas em que poderia se juntar, sobre a natureza da liberdade ou os problemas do sexo; você vê edifícios e monumentos que reconhece e a vida familiar vivida de forma que conseguimos entender, com todos os seus adolescentes problemáticos; e ouvimos piadas que entendemos.

Por outro lado, temos a impressão de que é um lugar completamente estranho. Isso não significa apenas a escravidão, a sujeira (não havia praticamente nada como coleta de lixo na Roma antiga), o abate humano na arena e a morte oriunda de doenças cuja cura, que, hoje em dia, não damos o devido valor; mas também os recém-nascidos abandonados em montes de lixo, as noivas-crianças e os extravagantes sacerdotes eunucos".
É isso.

PQR é obra altamente diferenciada, referencial e fundamental.

lançamentos 


Press - Advertising Ano 20 (Edição 175), revista dirigida por Julio Ribeiro, tem matéria de capa sobre automação e transformação no jornalismo e publicidade, entrevistas com David Coimbra e Susana Kakuta, mais detalhes da palestra de Flávio Presser no Clube de Opinião do RS, sobre PPP na Corsan e outras contribuições interessantes.

Pequena madrugada antes da meia-noite (Modelo de Nuvem, 104 páginas), do poeta uruguaianense Marco de Menezes, apresenta poemas com versos bem elaborados, que tratam de pessoas, de coisas, de passado e muito mais, numa permuta intensa entre o local e o universal.

Morte lenta (Faro Editorial, 320 páginas), do professor de literatura e escritor norte-americano Matthew Fitzsimmons, thriller poderoso movido a adrenalina, tem profundidade emocional, trama complexa e política, assassinato e suspense, na história sobre Suzanne, 14 anos, filha de senador, que sumiu sem deixar vestígios. - Jornal do Comércio

(http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/03/colunas/livros/553067-o-imperio-romano.html)

Nenhum comentário: