sexta-feira, 17 de março de 2017



Conversas infinitas sobre os clássicos 

A arte da leitura - Diálogos sobre livros (É Realizações Editora, 128 páginas, R$ 49,90, tradução de Margarita Maria Garcia Lamelo) integra a Coleção Clássica da editora. Acima e antes de tudo, traz uma longa e infinita conversa sobre os clássicos da literatura mundial, protagonizada por dois grandes professores, escritores e intelectuais norte-americanos: Mortimer J. Adler e Charles Van Doren. Adler (1902-2001), filósofo, professor e teórico da Educação, escreveu mais de 50 livros, foi professor de Psicologia na Universidade de Chicago e fundou o Institute for Philosofical Research, o Aspen Institute e o Center for The Study of the Great Ideas, na Universidade da Carolina do Norte. Van Doren nasceu em 1926, leciona na Universidade de Columbia e é filho e sobrinho de vencedores do Prêmio Pulitzer.

Graduou-se pela High School of Music & Arte pelo St.John's College, e tem mestrado em astrofísica e doutorado em língua inglesa pela Universidade de Columbia. O livro resultou de 13 encontros, produzidos e publicados pela Enciclopédia Britânica. Grandes amigos, Adler e Van Doren conversaram sobre ler ou não ler; como ficar acordado enquanto se lê; chegar a um acordo com o autor; qual a proposta e por quê?; como ler livros: perguntas a serem feitas sobre um livro; como ler livros: reagir ao autor; como ler livros: classificar livros; como ler obras de ficção; de que forma se faz uma história boa; como ler poesia; ativar poemas e peças; como ler dois livros simultaneamente e a pirâmide dos livros. Os autores falam de obras imortais como As viagens de Gulliver; As vinhas da ira; O mal-estar na civilização; A divina comédia; Middlemarch; Tom Jones; e Moby Dick; entre dezenas de outras, nas conversas divertidas e infinitas. 

Os vídeos sobre os encontros estão à disposição numa plataforma exclusiva para conteúdos digitais para os leitores. Na orelha da contracapa do livro está disponível o aplicativo para acessar os vídeos. Os autores citam poemas, trechos de contos e romances, e a conversa segue bem-humorada, apaixonada e consistente sobre leituras e livros, temas que não se esgotam jamais, por maior que seja a biblioteca. No 13º diálogo, A pirâmide de livros, os dois intelectuais comentam que em 2007 foram publicados nos Estados Unidos entre 35 mil e 40 mil títulos e que a Biblioteca de Harvard tem 8 milhões de livros. Sugerem que os leitores escolham bem os 200 ou 500 livros que lerão durante suas vidas. Shakespeare, Hemingway e Aristóteles estão na obra, e os leitores se sentirão estimulados. Conversas sobre histórias e livros nunca terminam. 

Uns seguem continuando e modificando as histórias dos outros. Assim é a literatura, uma sucessão de narrativas, mundo afora, contadas, recontadas, aumentadas e diminuídas, sempre fascinante. Sem histórias e poemas, não existe vida humana possível e válida. 

lançamentos 

Os pecados da língua: Pequeno repertório de grandes erros de linguagem (AGE, 336 páginas, R$ 62,00), do professor, editor e escritor Paulo Flávio Ledur, com ilustrações bem-humoradas de Sampaulo, trata de palavras, erros que nos ensinam e temas importantes de gramática e linguagem. 

Tempos de cadeia - A liberdade é o maior dos sentimentos (Evangraf, 56 páginas), do técnico em contabilidade e empresário uruguaianense José Lopes, fala de sua experiência na prisão, depois da mudança para Porto Alegre. Revela a importância da liberdade, como sentimento e direito. TVs Públicas - Memórias de arquivos audiovisuais (Editora Oikos, 320 páginas), organizado por Nádia Maria Weber Santos e Ana Lúcia Coiro Moraes, com textos delas e de 40 especialistas, trata com profundidade e consistência, do arquivo da TVE-RS (16 mil fitas), de seu resgate e outros temas essenciais. - Jornal do Comércio 

(http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/03/colunas/livros/551487-conversas-infinitas-sobre-os-classicos.html)

Nenhum comentário: