sexta-feira, 6 de maio de 2016


06 de maio de 2016 | N° 18518 
NÍLSON SOUZA

OLIMPÍADAS PARALELAS


Tenho apreciado muito os vídeos do Wianey Carlet experimentando esportes olímpicos. Outro dia, ele deu um tiro de pistola e tentou soprar a fumacinha da arma, como faziam os caubóis do Velho Oeste. Os instrutores quase infartaram, pensando que ele ia se castigar pela má pontaria. Depois, nosso cronista tentou jogar golfe como se estivesse jogando taco em Viamão, mas não estragou o gramado nem mandou a bolinha para o espaço. Acabou recebendo uma avaliação benevolente do orientador. Por último, lançou uma flecha que sequer arranhou o alvo.

O homem entende mesmo é de futebol, de volâncias, centroavâncias e bambilândias. Mas já faz jus a, pelo menos, uma medalha de bronze, juntamente com a equipe de ZH Vídeo, pela proposta de apresentar ao público, de forma bem-humorada, modalidades esportivas menos badaladas.

Para entrar no clima, imaginei uma Olimpíada da crise política do país. Os esportes são fictícios, mas os ocupantes do pódio são tristemente verdadeiros.

1. Cuspe à (curta) distância – Ouro para Jean Wyllys, prata para José de Abreu e bronze para o filho do Bolsonaro.

2. Ginástica artística discursiva – Ouro para Janaína Paschoal, prata para José Eduardo Cardozo e bronze para Kátia Abreu.

3. Tiro ao pato (e a outros alvos) – Ouro para a Fiesp, prata para Laudivio Carvalho (deputado mineiro, integrante da Bancada da Bala) e bronze para Flávio Bolsonaro.

4. Ciclismo de gabinete (pedaladas) – Ouro para Dilma Rousseff, prata para Michel Temer, bronze para Antonio Anastasia.

5. Canoagem (modalidade pedalinho) – Ouro, prata e bronze (triplex) para Lula.

6. Salto triplo partidário – Ouro para o deputado Paulo Bornhausen (SC) DEM, PSD e PSB, prata para o senador Hélio José (DF) PSD, PMB e PMDB, e bronze para a senadora Marta Suplicy (SP) PT, quase PSB e PMDB.

7. Lançamento de dardos (e de farpas) – Ouro para Eduardo Cunha, prata para Delcidio Amaral e bronze para José Serra.

8. Lançamento de martelo (e de foice) – Ouro para Jandira Feghali, prata para Vanessa Grazziotin e bronze para Aldo Rebelo.

8. Luta livre pelo poder (golpes em geral) – Ouro para o PMDB, prata para o PSDB e bronze para o PP.

9. Esgrima de versões – Ouro para Nestor Cerveró, prata para Renan Calheiros e bronze para Fernando Henrique Cardoso.

10. Vôlei de licitações (saques, principalmente) – Ouro para a Odebrecht, prata para a OAS e bronze para a Andrade Gutierrez.

Nenhum comentário: