sexta-feira, 27 de maio de 2016


Notícia da edição impressa de 27/05/2016. 
Alterada em 25/05 às 19h36min


Aventura e castigo no clássico de Conrad
O romance é uma clássica história de aventura, traição e castigo

Um pária das ilhas (Artes e Ofícios, 304 páginas, R$ 49,00, tradução de Jorge Ritter), romance do genial ucraniano Joseph Conrad (1857-1924), é uma clássica história de aventura, traição e castigo. Conrad é filho da nobreza polonesa, cujos pais foram presos e condenados a trabalhos forçados na província russa de Vologda, junto com ele, de quatro anos. A mãe morreu pouco tempo depois de tuberculose e o pai quando o menino tinha 11 anos.

Aos 16 anos, em Marselha, Franca, Conrad ingressou na marinha mercante e nela ficou por 20 anos, viajando pela Ásia, África, América do Sul, Oceania e Europa. A experiência marcou sua vida e sua literatura. Ele é autor de clássicos como O coração das trevas, Nostromo e Lord Jim. Escreveu 17 romances, sete novelas, livros de memórias e ensaios, além de textos sobre suas próprias obras.
Um pária das ilhas é seu segundo romance. O primeiro foi A Loucura de Almayer. 

Seus textos ficcionais têm em comum o tema do conflito do homem contra o próprio homem, dos limites da natureza humana e do confronto do homem frente a natureza selvagem. Escreve o autor: "Um pária das ilhas é um desses romances que nunca foram deixados de lado e, apesar de me trazer o rótulo de 'escritor exótico', não creio que seja de forma alguma justificável. Realmente não consigo ver o menor espírito exótico na concepção ou estilo deste romance. Certamente é a mais tropical de minhas histórias passadas no Oriente."

Sobre o protagonista Willems, Conrad contou que ele não era particularmente interessante. O interesse foi despertado por sua posição dependente, seu status estranho, incerto, de um europeu esgotado, sem a confiança e a amizade de ninguém, vivendo da tolerância relutante daquele assentamento escondido no coração da floresta, subindo aquele arroio sombrio no qual o nosso barco era o único de homens brancos que havia para se hospedar.

Com suas faces encovadas e barbeadas, um farto bigode grisalho e olhos sem qualquer expressão, sempre vestido com um pijama imaculado bem amarrado a frente, o que deixava seu pescoço magro totalmente descoberto, e com os pés descalços em um par de chinelos de palha, ele vagava silenciosamente entre as casas durante o dia, quase tão taciturno quanto um animal e pelo visto muito mais desamparado.

A narrativa de 1896 detalha a vida e a ruína de Peter Willems, homem de má reputação, imoral, que, fugindo de um escândalo em Macassar, encontra refúgio em uma aldeia nativa, só para trair seus benfeitores pelo desejo sobre a filha do chefe tribal.

Os leitores que o conhecem Conrad já sabem, e os que não o leram vão observar por que ele é um dos grandes autores da língua inglesa - língua que ele aprendeu realmente depois de adulto, apesar de ter tido os primeiros contatos ainda quando criança, ao ver seu pai traduzir Shakespeare e outros autores.

Lançamentos

O livro é uma biografia em quadrinhos do fundador da Apple

Espia só - As músicas de Octávio Dutra - songbook com 56 páginas e CD mais o livro A trajetória musical de Octávio Dutra (118 páginas), da Laser Press, textos de Márcio de Souza e coordenação de Omar de Barros Filho, com produção de Carlos Peralta, apresenta obras do compositor, violonista, arranjador, maestro porto-alegrense e precursor do chorinho entre nós.

Soldados da borracha: o exército esquecido que salvou a II Guerra (Edipucrs, 244 páginas), do consagrado brasilianista e jornalista Gary John Neelman e de sua esposa, a professora e escritora Rose Neelman, trata de uma das mais dramáticas e não contadas histórias da Segunda Guerra. Milhares de homens trabalharam e morreram para ajudar os Aliados, buscando borracha em um período crítico.

Steve Jobs - Gênio do Design (Escrituras, 104 páginas), de Jason Quinn e Amit Tayal, com tradução de Luiz Gadelha, traz uma bela biografia em quadrinhos do homem que ousou pensar diferente e mudar o mundo em que vivemos, bem como a maneira de trabalhar e de se divertir. Uma história de paixão e inovação.

Nenhum comentário: