terça-feira, 24 de maio de 2016


24 de maio de 2016 | N° 18533
MUNDO

Por 31 mil votos, ecologista vence eleição presidencial na Áustria

AOS 72 ANOS, Van der Bellen derrotou candidato do FPÖ, de extrema-direita


O ecologista Alexander Van der Bellen venceu as eleições presidenciais da Áustria contra o candidato de ultradireita Norbert Hofer, do Partido da Liberdade (FPÖ), após um disputado segundo turno onde quase um em cada dois eleitores escolheu o FPÖ.

Depois da apuração dos votos por correio ontem, Van der Bellen, ex-professor universitário de 72 anos, conquistou 50,3% dos votos, totalizando 31.026 votos a mais que seu concorrente Norbert Hofer, que reuniu 49,7% dos eleitores e admitiu sua derrota no Facebook pouco antes do anúncio oficial.

“Queridos amigos! Agradeço o apoio de vocês. Claro, hoje estou triste”, escreveu Hofer em uma mensagem em sua conta do Facebook, pouco depois das 16h no horário de Viena (11h de Brasília). “Os esforços mobilizados para esta campanha não foram perdidos, mas serão investidos no futuro”, acrescentou.

No primeiro turno, ocorrido em 24 de abril, o FPÖ liderou com 35% dos votos, o melhor resultado do partido em uma eleição nacional, contra 21,3% dos votos para o partido de Van der Bellen.

Tradicionalmente desfavorável ao FPÖ, o voto por correspondência fez a balança pender em favor do ecologista, de perfil liberal e centrista, ao final de um verdadeiro thriller eleitoral. Quase 900 mil pessoas, ou 14% do eleitorado, solicitaram o voto por correspondência nesta votação, que foi acompanhada por toda a Europa em um contexto de aumento do populismo.

HOFER EXPLOROU EFEITOS DE CRISE MIGRATÓRIA

O candidato de extrema-direita foi favorecido pela crise migratória, que resultou na chegada ao país de 90 mil solicitantes de asilo em 2015, ou seja, mais de 1% da população. Durante a campanha, Hofer, militante desde a juventude do FPÖ e vice-presidente do parlamento desde 2013, centrou seu discurso no emprego e no nível de vida dos austríacos e assegurou que não gostaria de tirar seu país da UE, a menos que a Turquia entre no bloco.

O presidente em fim de mandato, o social-democrata Heinz Fischer, felicitou o vencedor e anunciou que o “convidou” para visitá-lo na terça-feira no Hofburg, o palácio presidencial, para “preparar a passagem de poderes”, prevista para 8 de julho. Van der Bellen tornou-se o primeiro candidato ecologista a ser eleito chefe de Estado austríaco, e o único na Europa atualmente.

Creditado com apenas 21,3% dos votos no primeiro turno, atrás de Hofer, Van der Bellen se beneficiou de uma participação eleitoral em alta e de importantes apoios, incluindo de partidos tradicionais.

Nenhum comentário: