Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
sábado, 10 de março de 2012
11 de março de 2012 | N° 17005
PAULO SANT’ANA
O bem e o mal
O homem mau é mau mesmo, já nasceu mau ou foi o meio que o fez mau? Essa é uma das indagações que me perseguem desde que me conheço por gente. Sei que o homem é fruto do meio e da hereditariedade.
Mas a pessoa que vive usando de maldade em sua vida foi corrompida pela vivência ou é intrinsecamente má? Em suma, pau que nasce torto morre torto, ou o homem pode ter nascido mau e se converter? Essa é uma das questões que mais me aguçam o espírito.
Já fui vítima de homens maus. Assim como já fui alvo de extremas bondades humanas. E eu próprio? Serei mau ou serei bom?
A religião é a forma humana mais propícia para que o homem se torne bom. Entre os crentes, nunca encontrei um homem mau. A religião parece que inocula na personalidade humana o vírus da bondade. E sempre que me defrontei com um homem mau, invariavelmente ele não era religioso. Por isso tenho um respeito muito grande pelos religiosos. Eles se mostram voltados para o bem.
Isso não quer dizer que pessoas que não são religiosas não se dediquem ao bem. Sempre disse que a pessoa mais cristã que conheci foi o meu saudoso amigo e colega Cândido Norberto. No entanto, o Cândido era ateu. Não acreditava em Deus. Mas nunca vi um homem ser detentor de tanta bondade quantoele. Nunca vi um homem mais justo que o Cândido.
A pessoa mais rica que existe não é a pessoa somente boa.A pessoa mais rica que existe é a pessoa voltada para o bem e que, além disso, é solidária. Ou seja, a pessoa completa é a que nunca pratica uma maldade e além disso pratica o bem. Cultua e pratica o bem.
Uma das maiores lições que tiro da Bíblia é que devemos amar os nossos semelhantes. Em outras palavras, devemos ajudar os nossos semelhantes. A caridade para mim é a mãe de todas as virtudes. Um homem que é capaz de dar a um seu semelhante algo que vailhe fazer falta, este é o homem mais exemplar para mim.
Há pessoas admiráveis ao meu redor.São profissionais de qualquer área,que,no entanto,se voltam durante todas as horas do dia para a atenção ao próximo,com dedicação ímpar,muito menos para ganhar salários ou honorários do que para ajudar os outros.Essas são as pessoas de bem.
Elas são remuneradas pelo que fazem,mas o que elas consideram a maiorremuneração são a ajuda e o amparo que dão aos outros que foram destinados a serem servidos por elas. Por isso e muito mais, é que penso que o mundo é sustentado pelas pessoas de bem.
O mal só faz mal, no mais ele é estéril. Enquanto o bem ultrapassa a sua ação e se projeta para o futuro como alavanca do mundo, inspirando os homens a construir através da caridade e da solidariedade. Gostar dos outros já é uma espécie de caridade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário