sexta-feira, 30 de março de 2012



Confesso que entrei no Face, confesso que sou e sempre fui Amigo de Bento

Até umas semanas eu não entrava em rede social alguma. Aí meio por feliz acaso, entrei no Facebook para me conectar com alguns amigos e, principalmente, com o blog Amigos de Bento, criado pela querida, generosa e bonita Lu Fasolo, de minha terra natal, a irrepetível Bento Gonçalves.

Antes eu ficava com receio de me comunicar até demais via redes sociais. Sou boca-grande, meio barriga-fria e ficava com medo de falar demais, me envolver em confusões etc. Larguei a timidez de mão e entrei de cabeça no Face.

Até minha foto tive coragem de colocar lá. Centenas de amigos e conhecidos, entre eles, Leila Pasquetti, Ademir Bacca, Vera Maria Bertolini Comin, Paulo Roberto Dreher Nunes, Victor Moré, Julio Luiz Gehlen e Márcia Signor Rodrigues estão se comunicando.

O blog tem quase trezentos participantes. São centenas, milhares de fotos, lembranças e mensagens. Muitas emoções. Um grande, infinito álbum de fotografias e recordações de gerações e de uma cidade que sempre foram, são e serão orgulho para o Rio Grande, o Brasil e o mundo.

Não é pouca coisa. A galera pretende se encontrar em Bento, Porto Alegre, Praia do Rosa e, quem sabe, no Rio de Janeiro, em Paris, Nova Iorque e Punta del Este. Bento-gonçalvenses são universais, se espalharam pelo planeta.

Alguns até emprestam seu brilho para cidades médias e uma grande, que ficam perto de Bento. Cidades que formam, orgulhosamente, a Grande Bento. Caroline da Silva, nossa querida editora-assistente de cultura do JC, é guria de Bento e tem nossas melhores qualidades.

Os mais felizes bento-gonçalvenses ficaram em Bento. Mas todos têm o maior carinho e o maior orgulho por terem nascido lá. Uma cidade simpática, trabalhadora, acolhedora, culta, tecnológica e que, agora, tem um blog fantástico, onde o Bacca e muitos outros apresentam registros de ontem, hoje e sempre.

A gente pode até viver em outros lugares, sair de Bento. Bento, felizmente, nunca deixa a gente, nunca sai de nossas mentes e corações. Bento-gonçalvenses não precisam questionar o sentido da vida, a existência de Deus e fazer outras perguntonas.

Eles nasceram lá e isto já é razão imensa para estarem no mundo. O muito mais é alegria, vinho, galeto, amor, trabalho, família e amizade. Pois é, deu para notar que valeu ter entrado no Face.

Jaime Cimenti

Nenhum comentário: