sexta-feira, 30 de março de 2012



Desconstruindo fábulas conhecidas

O livro das coisas perdidas, de John Connolly, mostra o universo e as qualidades do autor irlandês mais conhecido pelo mundo na atualidade e o primeiro autor não americano a receber o prestigiado prêmio US Shamus.

O livro é a estreia do autor na Editora Bertrand Brasil e, acima de tudo, é uma grande desconstrução de fábulas muito conhecidas como A branca de neve e os sete anões e João e Maria. Com muita imaginação e mistério, o livro indicado ao renomado prêmio Hughes & Hughes de melhor romance irlandês em 2007, quando lançado na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos fez enorme sucesso e virou mania em todas as idades.

A narrativa gira em torno de David, 12 anos, que depois de perder a mãe passa a maior parte do tempo em seu quarto, no sótão, tendo os livros como companhia. A mãe lhe disse que histórias ganham vida quando contadas e que existe um mundo paralelo ao nosso, de contos, fadas, mitos e lendas, onde tudo que é fantástico é real.

O pai de David casa outra vez e ele descobre que vai ganhar um irmãozinho, que ele odeia antes mesmo de o rival nascer. Sua vida fica muito difícil. Quando os livros começam a sussurrar palavras para o menino, realidade e imaginação vão se misturando até que, ao brincar no jardim, o menino entra em um reino encantado, onde encontra heróis, monstros e um rei fracassado que guarda seus segredos em um livro misterioso.

A apaixonante história do menino faz eco com todos os contos de fada que os leitores conhecem e mostra que ler pode transformar qualquer fantasia em realidade e que, na vida real, crescer pode fazer de um simples jovem um herói.

O romance será levado às telas em 2014 e é daqueles que mostra as dificuldades de lidar com as perdas e dores e os problemas para entrar na chamada vida adulta. O livro também é considerado uma alegoria sobre a vida e a morte, a paz e a guerra e outros aspectos da vida.

Enfim, a narrativa tem uma atmosfera arrepiante que mostra como o real e a fantasia podem ser encaixar. Inventivo, mágico, envolvente, diferente e peculiar são alguns dos adjetivos que os críticos literários de jornais ingleses e irlandeses utilizaram para definir o romance.

Os elogios não são exagerados e os leitores vão ter o prazer de ler sobre a jornada de David para encontrar o caminho da volta de uma viagem fantástica. Editora Bertrand Brasil, 364 páginas, R$ 43,00, mdireto@record.com.br

Nenhum comentário: