sábado, 17 de março de 2012



17 de março de 2012 | N° 17011
PAULO SANT’ANA


A formiga e a cigarra

Interessante o que notei, depois de demoradas observações: toda pessoa que se dedica à poupança é pessimista.

Podem ver. Quem entesoura tudo o que ganha, recusando-se a gastar, é pessimista.

O pessimista junta dinheiro e bens porque crê que vai necessitar deles no futuro.

Eu só cheguei a essa conclusão depois de me debruçar detidamente sobre os perdulários, os que gastam tudo o que ganham.

Por que o perdulário esbanja? Exatamente porque ele é otimista, não precisa juntar dinheiro para o futuro, ele entende que não necessitará de nada, pois vai continuar ganhando dinheiro, cada vez mais.

Eu tenho um parente que não junta nenhum tostão. Viaja pelo mundo com todo o dinheiro que sobra, almoça e janta nos melhores restaurantes, nem dá bola para qualquer poupança.

Nas contas do otimista e perdulário, nunca lhe faltará dinheiro, a prosperidade que hoje ostenta será cada vez mais permanente.

Ele até entende que vai ganhar daqui a cinco anos muito mais do que ganha agora.

Eu queria ser assim, porque com esse meu parente está acontecendo o seguinte: ele ganha realmente cada vez mais. E mais.

Eu o aconselho a comprar um apartamento. Ele se recusa a comprar a casa própria, gasta uma fortuna ao alugar um apartamento luxuoso. Justifica-se dizendo que para ele é muito mais conveniente aplicar no mercado financeiro do que comprar a sua casa própria.

E vai gastando tudo o que obtém de rendimentos em suas aplicações, nem passando pela sua cabeça ter um imóvel de sua propriedade.

São felizes esses gastadores, esses otimistas. Enquanto eu e todos os pessimistas não dormimos tranquilos à noite, temendo o futuro, achando que vamos ter sérias necessidades nos dias que vêm pela frente e que devemos poupar nos dias de hoje para enfrentar as dificuldades que virão certamente.

Esta é também uma diferença entre os pessimistas e os otimistas: os segundos são felizes e gozam a vida sem se preocuparem com o porvir.

E os pessimistas vivem martirizados pela incerteza sobre o que virá.

A cigarra é otimista, a formiga é pessimista.

Uns passam a vida poupando. Outros, só gastando.

É uma questão de escolha. Ou de caráter.

A diferença entre o otimista e o pessimista é exatamente a mesma que entre o labrador e o pitbull.

Nenhum comentário: