quinta-feira, 29 de março de 2012



29 de março de 2012 | N° 17023
LETICIA WIERZCHOWSKI


Algumas considerações

1 - Estou parada no sinal vermelho numa grande Avenida de Porto Alegre. Pedestres atravessam a rua na faixa de segurança, quando uma motocicleta passa correndo, após desrespeitar o sinal fechado, quase levando consigo uma moça loira que provavelmente voltava ao trabalho após o horário de almoço.

Os pedestres ficam atônitos por um instante, depois tratam de seguir a vida, vencendo a faixa de segurança até o lado oposto, antes que outro engraçadinho faça das suas.

2 - Deixo meu filho na pré-escola. Depois do beijo de boa-tarde, sigo para o meu carro e paro na faixa de segurança que fica em frente à escola. Do outro lado da calçada, uma mãe vem chegando com seu rebento. Olho-os por um instante, enquanto a mulher vai atravessar a rua.

Mas ela logo desiste porque, da esquina, surge um carro em alta velocidade, buzinando a sua pressa, avisando de antemão que não vai parar na faixa da escola. Do meu lugar, consigo ver bem a motorista em questão, e qual não é o meu espanto ao reconhecer uma antiga vizinha do meu prédio.

3 - Meu filho mais velho estuda num colégio maior. Um colégio bem grande cujo estacionamento, diariamente, é palco de uma confusão de carros. Pensei em colocar o menino numa van, desisti e suporto a confusão diária da saída escolar com a maior fleuma possível. Carros em vagas imaginárias, trancando a passagem dos outros, é coisa para lá de cotidiana.

4 - O filho de um dos nossos mais incensados milionários atropelou e matou, há alguns dias, um jovem pedreiro que vinha de bicicleta numa rodovia carioca, uns dizem que no acostamento, outros (como o próprio motorista e seu amigo) que o pedreiro tentava cruzar a estrada carregando a bicicleta no ombro. O jovem tinha 51 pontos na carteira, ou seja, a sua habilitação deveria estar cassada. Ele dirigia um Mercedes SLR McLaren, que faz, fácil, mais de 300 quilômetros por hora.

5 - As estatísticas do trânsito brasileiro mostram que somos todos verdadeiros bárbaros ao volante. Eu cá fico pensando quantos de nós estaríamos atropelando pedestres nas faixas de segurança das avenidas, em frente às escolas, colhendo ciclistas e batendo pelas estradas afora se a nossa tão venerável pressa e o nosso egoísmo cotidiano viessem assessorados por uma Mercedes SLR McLaren.

Em tempo: no aniversário de Porto Alegre, Gustavo Fogaça e o pessoal da produtora Black Maria colocaram na web o divertido projeto Porto Alegre 240 Graus, um mosaico de depoimentos sobre a nossa Capital. Vale conferir e postar o seu: www.poa240graus.com.

Nenhum comentário: