segunda-feira, 11 de abril de 2011

11 de abril de 2011 | N° 16667AlertaVoltar para a edição de hoje
PAULO SANT’ANA

Beleza e feiura

Hesitei durante algumas horas sobre escrever ou não esta coluna.

Acontece que, neste exato momento em que você lê esta coluna, estou sendo alvo de uma cirurgia que vai extirpar um tumor da minha cabeça.

Então estou escrevendo esta coluna quatro dias antes de hoje.

Vão ver na hora se o tumor que vão extrair é maligno. Se for maligno como o tumor que me extraíram há 25 dias, vão fazer o que chamam de esvaziamento cervical, isto é, extrair de 30 a 40 linfonodos, os pequenos tumores satélites que cercam o tumor principal.

Estou torcendo que seja benigno este segundo tumor.

Tantas cirurgias já fiz em tumores na minha cabeça, considerando as quatro nos ouvidos.

Só que desta vez apareceu tumor maligno.

Mas o que é que se vai fazer...

Usuários do iPad estão me mandando reclamar que querem ler a minha coluna de ZH em primeiro lugar, antes das outras colunas e matérias que vão ler depois, mas não podem, são obrigados a ler primeiro a capa, depois a página 2, até irem folheando todo o jornal e só depois chegar à minha coluna na página 63.

Querem ver se podem simplificar e ler minha coluna no início da navegação, pelo que peço à diretora de Internet do Grupo RBS, Marta Gleich, que intervenha com um jeitinho para acalmar os leitores.

Uma coisa que me encasqueta a cabeça é o fato, por exemplo, de alguns homens considerarem determinada mulher atraente e bonita e outros não darem nada por ela.

Como pode, se a tal mulher é a mesma. Ela não se mostra de um jeito para uns e de outro jeito para outros, como podem ter os indivíduos masculinos visões e juízos diferentes sobre seu aspecto?

Eu sei que entram em jogo nesse caso os fetiches dos julgadores. Fetiches são partes do corpo a que são atribuídas qualidades mágicas ou eróticas.

Por exemplo, os homens que são fixados em pés de mulheres podem achar feia uma mulher considerada bonita pelo senso comum não bonita só porque não tem o pé bonito.

Mas me parece brutal que um homem não considere bonita uma mulher que todos classificam de bela.

Eu sei que entra no jogo também o gosto das pessoas, mas é estranho que algum homem não considere bonita a Xuxa ou a Gisele Bündchen.

Da Gisele Bündchen tenho ouvido de dezenas de homens que ela não é bonita. Mas como, quem é bonita para eles, então? Vai ver que gostam de alguns charques com quem convivem.

Está bem que haja opiniões díspares sobre o aspecto de todas as coisas. Mas não admito que contestem unanimidades em matéria de beleza ou de feiura.

Sei também que alguns maridos acham suas mulheres as mais bonitas do mundo e na verdade elas são feias.

Mas, se não fosse assim, os feios não teriam nunca chance de namorar ou casar.

Nenhum comentário: