quinta-feira, 28 de abril de 2011



28 de abril de 2011 | N° 16684
ARTIGOS - Nilson Carlos da Rosa*


Educação: tarefa de todos

A educação é um dos elementos fundamentais à formação e à constituição do sujeito em meio ao mundo em que ele vive. Não menos importante é saber o que se entende por educação, e educação de qualidade, no contexto atual da sociedade. Além disso, um entendimento mínimo de sociedade e aí compreendermos os sujeitos intrínsecos a ela.

A educação se dá num processo contínuo de aprimoramento do conhecimento humano, cuja finalidade é a formação da personalidade na sua integralidade de pessoa.

Um processo de construção individual e coletivo ao mesmo tempo, e para o qual nós temos de obrigatoriamente, diretamente ou não, estar empenhados em fazê-la sempre melhor. A educação como uma política de Estado, que envolva concomitantemente a este processo a família, a escola, e a Igreja.

Atualmente, a União gasta 5% do seu PIB em educação, enquanto países do Primeiro Mundo investem o dobro, a exemplo de Japão e Estados Unidos. Somos parte de uma nação que tem uma dívida social imensa e que precisa resgatar com investimentos grandiosos em educação, sejam eles a curto, médio e longo prazos.

É inegável a atenção dada a este setor nos últimos anos, mas não o suficiente para sanar a erosão histórica do ensino em nosso país, uma vez que se está fazendo ainda os reparos de danos longínquos da nossa história tupiniquim.

O avanço e a qualidade do ensino ainda estão por vir, porque não acontecem de forma avulsa. Tem-se de contemplar concomitantemente a isso, e do que estamos longe, questões referentes à área da saúde, do meio ambiente, da logística, de habitação, do trabalho digno, enfim, o atendimento de todos os aspectos básicos à vida de uma pessoa.

Pois é inadmissível ouvir, na realidade atual, alguém se dizer feliz na ignorância, na inacessibilidade dos seus direitos e do cumprimento dos seus deveres por ater-se tão somente à vontade de poucos, aos quais é dado por elas mesmas o poder de decidir.

Fernando Haddad, atual ministro da Educação, frisou que “educação de qualidade é um empreendimento social e depende da vontade de todo o conjunto da sociedade”. Ademais, educação de qualidade faz-se com o desenvolvimento da autonomia e do reconhecimento mútuo dos indivíduos.

Autonomia no sentido de determinação social (todos são capazes), e reconhecimento como fenômeno natural de relações efetivas, baseado em princípios éticos e morais, provindos da interioridade dos sujeitos, levando-os a uma postura social digna de prestígio e autenticidade.

Com isso, acredita-se infundir o espírito de uma política educacional apta de fazer frente às rápidas transformações sociais hoje vivenciadas, porque capaz de fazer dos novos sujeitos, através das suas ações, cúmplices deste processo. A educação é o abre-te sésamo da atual sociedade.
*Educador

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