terça-feira, 1 de dezembro de 2009



01 de dezembro de 2009 | N° 16172
LIBERATO VIEIRA DA CUNHA


Um semeador de livros

O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.

A frase de Mario Quintana me veio à memória ao ler que o poeta Itálico Marcon está doando 180 mil volumes de sua biblioteca, considerada a segunda maior particular do país, para o projeto Banco de Livros. Trata-se de uma iniciativa da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul destinada a reunir 500 mil tomos para a montagem de acervos em comunidades carentes.

A história toda está contada em uma bela reportagem de Luiz Antônio Araújo, publicada no penúltimo número do caderno Cultura, de Zero Hora. Os livros de Itálico Marcon ocupavam três apartamentos de três quartos do prédio em que ele vive, na Independência. Entre eles havia raridades como uma edição de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, publicada no século 18, na Itália. Essa e outras preciosidades provavelmente serão destinadas à Biblioteca Pública.

As demais obras, no entanto, têm endereço certo: centenas de centros de cultura espalhados por todo o Rio Grande. É esse o grande mérito da doação. Vilarejos, bairros, pequenas cidades passarão a contar com polos irradiadores do legado da civilização. Não me refiro a algo imaterial. Hemingway dizia que todos os bons livros se parecem por serem mais verdadeiros do que se tivessem acontecido realmente.

Imagino dezenas de milhares de crianças, legiões de adultos, em grandes centros ou mínimos povoados, dialogando com o universo atemporal da literatura. Imagino-os descobrindo novos mundos dentro de si próprios ao simples contato com páginas antes desconhecidas.

Somerset Maugham escreveu que “quando leio um livro, tenho a impressão de lê-lo somente com os olhos, mas de vez em quando topo com um trecho, talvez apenas uma frase, que tem uma significação para mim, e ele se torna parte de mim”.

Itálico Marcon, além de poeta e bibliófilo, é também um jurista, um crítico literário e um ensaísta.

Mas quero crer que, de toda a sua obra, que espelha o seu talento, poucos capítulos serão mais duradouros do que a doação que vem de fazer. Pois ele está repartindo algo que não tem preço: um pedaço dos sonhos e dos caminhos da aventura humana sobre a Terra.

Uma linda terça-feira, aproveite o dia e que haja muito sol dentro desse seu coraçãozinho.

Nenhum comentário: