Aqui voces encontrarão muitas figuras construídas em Fireworks, Flash MX, Swift 3D e outros aplicativos. Encontrarão, também, muitas crônicas de jornais diários, como as do Veríssimo, Martha Medeiros, Paulo Coelho, e de revistas semanais, como as da Veja, Isto É e Época. Espero que ele seja útil a você de alguma maneira, pois esta é uma das razões fundamentais dele existir.
terça-feira, 2 de junho de 2009
O PAPEL DO FUTEBOL
Porto Alegre será uma das sedes brasileiras da Copa do Mundo de 2014. Ufa! Estamos aliviados. Nosso orgulho está salvo. Chegamos a temer pela nossa importância no cenário nacional.
Correu um friozinho na barriga. Claro que agora todo mundo dirá que jamais houve dúvida. A verdade é que não suportaríamos uma desfeita. No caso de uma recusa, teríamos de invadir a Suíça e amarrar os nossos cavalos na porta da Fifa.
Ainda bem que eles tiveram juízo e evitaram de comprar briga conosco. O futebol é a única coisa realmente séria no mundo globalizado. Pesquisas acabam de constatar que o esporte é o assunto mais comentado pela mídia universal. Nem a Internet conseguiu mudar esse gosto pela guerra simbólica. Vamos ter Copa do Mundo em Porto Alegre. Oba!
Graças a isso, teremos metrô. Atribui-se ao protestante Henrique IV esta célebre frase: 'Paris vale uma missa'. Um metrô para Porto Alegre vale uma Copa do Mundo. Mesmo que venhamos a receber algum jogo palpitante entre Coreia e Japão, o benefício valerá o sacrifício.
Salvo, claro, se tivermos a Argentina. O futebol é mágico. Abre portas e cofres. Até hoje não tivemos pressa nem recursos para um verdadeiro metrô, subterrâneo, ligando vários bairros da Capital.
O metrô de Paris foi inaugurado em 19 de julho de 1900. Estamos apenas 109 atrasados. Também houve um pretexto para acelerar a construção do metropolitano parisiense: uma feira mundial. Naquela época, o futebol ainda não reinava no ocidente. Quase nem existia. Era preciso recorrer ao vil comércio para impulsionar o progresso.
Se bem que as Olimpíadas de 1900 aconteceram em Paris. Mas perderam de longe em interesse de público para a feira mundial. A organização fracassou de cabo a rabo. Eram uns bárbaros.
O metrô de Londres é do século XIX. Está certo que Paris e Londres têm alguns anos a mais de existência do que Porto Alegre.
Mesmo assim estamos atrasados. Faltava-nos um bom motivo. Nada melhor que ter de fazer bonito para os de fora. A gente só arruma a casa se tiver visita. A hospitalidade acima de tudo. Não fosse pela Fifa, que faz muito mais pelos países pobres do que a ONU, levaríamos mais cem anos para ter um metrô. É um mistério.
De repente, como que do nada, aparece dinheiro para obras faraônicas. É o PAC da Copa. Até os governos liberam dinheiro para construção de estádios. Uma Copa do Mundo tem o dom de enterrar qualquer crise. Jorra dinheiro. Todo mundo quer investir.
Não falta patrocinador. O futebol é keynesiano por natureza. Faz o Estado entrar em ação para acelerar a economia privada.
Eu acredito na Fifa. Reconheço o poder do futebol. Sei que essa gente não brinca em serviço. Estou apostando que Porto Alegre terá o seu metrô. Quero buraco. Não me venham só com trenzinho de superfície.
É útil. Mas só me contentarei com buraco. Meu sonho é ver um trem passar por baixo do Guaíba. Isso é que é civilização.
Se o Brasil ganhar a Copa, ficarei muito contente. Mas só o metrô de Porto Alegre me deixará realmente feliz. Não quero morrer sem ir para a PUC de metrô. Subterrâneo.
juremir@correiodopovo.com.br
Um ótima folga para quem está de folga hoje. Uma excelente terça-feira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário