segunda-feira, 19 de janeiro de 2009


MOACYR SCLIAR

Almas gêmeas

Devo lhe dizer que, desde a eleição de Obama, estou em contato com o costureiro, discutindo detalhes do vestido

Um site foi criado para evitar que as convidadas usem vestidos do mesmo modelo nas festas da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, no próximo dia 20. No site da internet Dressregistry.com, elas podem informar a cor, o comprimento e o estilista do vestido que usarão. Folha Online

"QUERIDÍSSIMA MAUD : não nos conhecemos, mas através do site Dressregistry.com verifiquei que você pretende usar um vestido exatamente igual ao meu.

Quero parabenizá-la pelo bom gosto, mas ao mesmo tempo lembro-lhe que esta pode ser uma situação extremamente constrangedora, sobretudo para duas mulheres finas como é o nosso caso e sobretudo num evento que atrairá a atenção do mundo inteiro.

Permito-lhe, portanto, sugerir que você use outro modelo, e estou até disposta a dar-lhe sugestões neste sentido."

"Queridíssima Ellen: muito obrigada pelo e-mail e pela cortesia. Você tem toda a razão: o fato de nós ambas estarmos vestidas de maneira igual pode ser embaraçoso. Mas não pretendo usar outro modelo. Devo lhe dizer que, desde a eleição do meu amigo Obama, estou em contato com o costureiro, discutindo detalhes do vestido. Não pretendo desperdiçar esse esforço. Mas, a meu pedido, o costureiro estará à sua disposição para a confecção de outro vestido."

"Prezada Maud: desculpe, mas terei de insistir. Se antiguidade é critério para decidir quem vai usar o vestido, devo lhe dizer que eu já estava encomendando o meu quando as pesquisas ainda mostravam Obama atrás, tamanha era a confiança que tenho nele (participei ativamente na campanha, muitas vezes a seu lado).

Portanto, não vou renunciar a um vestido que para mim é símbolo de uma causa." "Prezada Ellen: vejo que você é persistente, o que prefiro considerar uma qualidade, não um defeito.

Mas, admiração à parte, acho que você está passando dos limites, e isso, por mais tolerante que eu seja, não poderei suportar. Peço-lhe, portanto, que reconsidere sua decisão.

E devo dizer-lhe, a propósito, que minha amizade com o Obbie (é assim que eu o chamo) e com seus principais assessores, é suficientemente grande para que eu lhes possa pedir uma revisão da lista de convidados -e de convidadas- com a exclusão de pessoas cuja teimosia é evidência de uma personalidade desagradável. Portanto, e pela última vez, peço que você mude de ideia."

"Maud: chega dessa conversa idiota. Já lhe disse que vou com o vestido que mandei confeccionar, e pronto, estamos conversadas. Faça o que quiser, chame a CIA, o FBI, a mim não importa. Não recebo ordens de ninguém, muito menos de uma arrogante como você."

"Ellen, sua idiota. Você está brincando com fogo e não sabe. Pela última vez, eu lhe digo para arranjar outro vestido. Ou então prepare-se para a represália." "Maud, asquerosa, nojenta: digo-lhe o que vou fazer. Vou à festa da posse nua.

Completamente pelada, e segurando um cartaz no qual digo que isto é culpa de sua intransigência.

Que tal?" "Ellen, sua burra, sua estúpida: é só para lhe dizer que acabei de mandar um e-mail para o site Dressregistry.com., no qual aparece minha foto, nua. Vá pelada você também, se quiser. Mas prepare-se: todo o mundo dirá que você copiou a ideia. Pena, não é? Até a festa."

MOACYR SCLIAR escreve, às segundas-feiras, um texto de ficção baseado em notícias publicadas na Folha

Nenhum comentário: