quinta-feira, 22 de janeiro de 2009



22 de janeiro de 2009
N° 15856 - PAULO SANT’ANA


Mensagens

Que início estranho de campeonato gaúcho este! Em pleno Beira-Rio, o plantel luxuoso do Internacional apenas empata com o humilde Santa Cruz.

E, em Santa Maria, o Grêmio decepcionou, apenas empatando com o Inter de lá.

Se prosseguir assim a dupla Gre-Nal, vai encher de sofrimento seus torcedores em 2009.

Recebo interessante e-mail de leitor, que refere um detalhe que eu não conhecia do atendimento gratuito de saúde: “Prezado amigo jornalista, cronista, conselheiro e, por que não classificá-lo, também, como ‘psicanalista’ das incongruências cotidianas que nos levam a acreditar que a lógica está sendo preterida pela insensatez, conforme relato a seguir:

para colaborar com uma paciente do SUS, merecedora de atenção e solidariedade humana, com deficiência quase total da visão, resolvi pagar pelo exame de angiografia, no valor de R$ 160, para que o mesmo fosse feito de imediato, sem precisar entrar na imensa fila de espera do SUS.

Para surpresa nossa, a atendente administrativa das consultas de uma determinada instituição hospitalar, consultando o computador, revelou-nos que, pagando a consulta particular, a paciente não teria mais direito aos benefícios do SUS. Portanto, deveria sujeitar-se a ‘engrossar’ a fila do SUS.

Suspendemos a consulta particular, com a devida restituição do valor pago. A paciente entrou em crise, chorando, pela ameaça de ser excluída do SUS.

É aí, Sr. Sant’Ana, que submeto esta metáfora a sua apreciação: ‘A incongruência entristece o ser humano, desvirtuando a lógica para a insensatez’.

E o coração da gente fica querendo bater feliz! (ass.) Haydée Borges (haydee.b@uol.com.br)

É verdade, uma vez sugeri isto, sem saber que Charlie Chaplin o tinha sugerido antes de mim. Mas vejamos o que é no e-mail que me foi enviado: “Paulo, Pablito, ou Sant’Ana, meu amigo diário de colunas de ZH, certa feita me lembro que escreveste em certas colunas sobre dois assuntos.

O primeiro, que o homem deveria nascer idoso e rejuvenescer até virar criança de novo, e outro sobre o acaso de como certas decisões nas nossas vidas, como atravessar ou não tal rua, podem interferir no destino (inclusive nesse ultimo trágico acidente no centro de Porto Alegre que vitimou mãe e filha, uma obra do acaso). E, enfim, sugiro ao amigo assistir ao excelente filme O Curioso Caso de Benjamin Button, em cartaz nos nossos cinemas.

Um filme que conta a história de um homem que nasce bebê com aparência de 80 anos e passa a vida rejuvenescendo. Enfim, um dos filmes mais belos que já assisti, que vem ao encontro de tudo aquilo que escreves sobre a arte do tempo, em que somos meros viventes em busca de um destino que não foi traçado... Enfim, Pablo, sugiro ao amigo assistir a esse grande filme. Abraço do amigo Lauro Arreguy! (Lauro Marcelo Roth, laurobass@yahoo.com.br)”.

E fico sabendo que o Cláudio Duarte entrou na corrente de solidariedade em favor do Brasil de Pelotas, passando a treinar o time sem cobrar um tostão por isso. Que bela atitude. É ele mesmo quem conta: “Fala, meu amigo Sant’Ana. Atendendo ao pedido do Noveletto, do Silvio Balverdu, e meu mesmo, estou indo hoje para Pelotas assumir o Brasil, depois do triste acidente.

Como deves saber, vou sem custo de salário nenhum ao clube.

Acho que vale a pena participar deste mutirão de esforços.

Até porque, como fui convidado em dezembro para assumir o cargo de treinador e não pude, em virtude do trabalho de fisioterapia que fazia no joelho(que já tem seis cirurgias), sinto que devo ajudar nesta hora.

Tomara que eu tenha sucesso nesta tarefa.

Preciso, e quero, contar contigo. Um abraço. Deseje-me sorte. (ass.) Cláudio Duarte (crpduarte@yahoo.com.br).

Nenhum comentário: