sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Vaquinha



21/09/2007 - 17h40
Funcionários do Palácio fazem "vaquinha" para pagar passagem e lanche a agricultor

Publicidade - RENATA GIRALDI da Folha Online, em Brasília

Depois de ser detido pelos seguranças da Presidência da República ao tentar invadir o Palácio do Planalto, o agricultor Ângelo de Jesus disse nesta sexta-feira que queria alertar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o Estado da "Bahia está se afundando".

Recebido hoje pelo chefe-de-gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, acabou ganhando lanche e a passagem de retorno para sua cidade (Caraíba, distrito de Pindobaçu (BA).

Ueslei Marcelino/Folha Imagem

Homem que queria falar com Lula é detido por seguranças do Palácio

"Vim reclamar para ele [Lula] fiscalizar a Bahia. Não vim pedir dinheiro nem emprego", disse Jesus após reunião com Carvalho.

"Não me arrependo. Valeu a pena, o presidente vai entender o que eu fiz", afirmou ele --que ganhou o lanche e a passagem dos funcionários do gabinete de Carvalho que fizeram uma "vaquinha" para ajudá-lo.

Afirmando ter hanseníase, Jesus obteve de Carvalho a promessa de que sua situação seria analisada pelo governo. Foram retiradas cópias de seus documentos para verificar se ele tem direito a receber algum benefício em decorrência da doença.

Pedido de socorro

O lavrador tentou invadir nesta quinta-feira o Palácio do Planalto para conversar com o presidente Lula. Seis seguranças precisaram segurá-lo e retirá-lo do hall de entrada do edifício.

De calça jeans, chinelo e camisa, foi algemado por seguranças e levado para a frente do Palácio. Por diversas vezes, repetiu que só poderia falar com o presidente e gritava "presidente, socorre eu".

Aos policiais, afirmou: "só sei falar com o presidente". Ao ser rendido, disse: "policial, você tem mãe? Eu não sou bandido" e que pobre sofria muito.

Os seguranças tentaram acalmá-lo, sem sucesso, e o lavrador foi levado para uma ambulância do Corpo de Bombeiros.

Alta médica

Com o braço imobilizado, Jesus teve alta e foi recebido por Carvalho em nome de Lula ---que está em viagem a São Gabriel da Cachoeira (AM).

Usando camiseta, chinelos e calça comprida e apoiando o braço em uma tipóia, o agricultor contou que conseguiu chegar em Brasília pedindo esmola.

Cercado por fotógrafos e cinegrafistas, Jesus repetiu a sua história e reiterou que faria tudo novamente. "Estou feliz com meu emprego, só queria falar com o presidente, não quero mais nada, não."

Sensibilizado

Ao saber ontem do incidente envolvendo o agricultor, Lula ficou sensibilizado com o protesto e ordenou que um médico e um assessor da presidência fossem visitá-lo no hospital que ficou internado. Também determinou que prestassem cuidados a Jesus.

Segundo Jesus, não ficou magoado com o tratamento recebido pelos seguranças. O agricultor disse ter ficado satisfeito em ter conversado com o assessor de Lula para relatar seus problemas pessoais.

Nenhum comentário: