Sherlock Holmes investiga: a traição de Capitu
Lançamentos
Escreviventes (Pallas Editora, 136 pág, R$ 36,00) é uma publicação que reúne diálogos e reflexões das grandes escritoras Conceição Evaristo e Eliana Alves Cruz, com organização de Estevão Ribeiro. Racismo, maternidade, sexualidade e envelhecimento são alguns dos temas que surgem nas páginas da obra, que derivou do documentário inédito protagonizado pelas duas e que é o primeiro volume da Coleção Memórias Brasileiras.
O algoritmo sou eu (Arquipélago, 184 pág, R$ 59,00), da jornalista e escritora Martha Batalha, traz crônicas vibrantes e bem-humoradas sobre Bolsonaro, Pepe Mujica, Millôr Fernandes, Chaplin, Rio de Janeiro, desapego e adolescência, cães, como nascem as crônicas e outros temas. Na apresentação, diz Martha Medeiros: "Neste ótimo livro, Martha senta conosco em torno de uma fogueira e transforma o cotidiano de cada um em magia universal."
IA em saúde: Como a tecnologia está transformando o futuro do cuidado humano (Editora São Miguel, 226 pág), dos renomados médicos André Leite e Vinícius Lain, é sobre o que nos torna insubstituíveis em um mundo de inteligência artificial e como a tecnologia, quando bem orquestrada, devolve ao profissional de saúde o seu ativo mais escasso e sagrado: o tempo. Eles ensinam: mais importante que a tecnologia é o saber perguntar.
Democracia, eleições e voto secreto
Millôr Fernandes, que chamava o Sarney de Sir Ney e dizia que o General Figueiredo era 'Horse Concours', escreveu: Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim. Churchill segue atual: democracia é o pior forma de governo, excetuadas as demais. Desde a pracinha da Grécia, a democracia é o que temos de mais durável e adaptável. Liberdade é quando você não é senhor nem escravo e fora disso não há democracia, ou, ao menos, muita democracia.
Essa nossa eleição do medo, da desesperança e do baixo nível dessa bipolarização deletéria, com muitos ataques pessoais abaixo da linha da cintura e poucos planos bons acima da boca, é o que temos para esta vez. A propaganda eleitoral, com suas letras garrafais em cores berrantes, mensagens mentirosas, linguagem apelativa e frases publicitárias tipo campanha de combate à violência no trânsito ou de magazines querendo vender geladeira barato, decididamente não soma para os eleitores e para o País.
O velho papo de que, depois do "calor das disputas eleitorais", os exageros e as agressões devem acabar e que haverá transições civilizadas, que depois das urnas todos devem trabalhar pelo legítimo interesse público, a gente sabe como é. Melhor seria que já nas campanhas eleitorais houvesse menos discursos de ódio, promessas de vingança, vontade de comer bife do fígado do adversário e mais dados, projetos, planos e soluções para problemas públicos, muitos deles crônicos, de séculos e décadas.
Eleitores algorítmicos, estonteados pelas narrativas, vamos cumprir com o nosso dever cívico e rezar para a Padroeira Nossa Senhora Aparecida, inspiração da simpática Princesa Isabel. Quem achar que o "dever cívico", diante da falta de opções, é ficar em casa, tem todo o democrático direito de se abster, mas depois só vai poder ler a ata da "reunião de condomínio" e pagar os boletos.
A alternância no poder é uma das maiores marcas, ou deveria ser, das democracias. Nos EUA, ainda a maior democracia do planeta , o cidadão só pode exercer dois mandatos e depois que sai da presidência vai cuidar de suas memórias, dar conselhos e se comportar de acordo com a esperada "liturgia do cargo". Nos Tribunais Brasileiros a Presidência só pode ser exercida, com raras exceções, uma vez, por dois anos contados, e a experiência é boa. Alguns ex-presidentes seguem dando pitacos, mas essa é outra das nossas "tenebrosas transações".
Uma instituição que está um tanto quanto "fora de moda" é o voto secreto. Na democracia ninguém tem obrigação de dizer em quem vai votar ou votou. Hoje em dia as patrulhas, os hábitos e a falta de privacidade jogam contra o direito de votar silenciosamente. Os que ficam em cima do muro, tipo muitos tucanos que iam para a Muralha da China, os isentões, têm sido criticados, como se neutralidade, um direito, não fosse posição política.
A propósito
O bonito e o difícil na democracia é respeitar o outro, o errado, que não tem as nossas corretas opiniões e entender que na vida se ganha, se perde e se empata, como dizia o Dino Sani. Democracia é respeitar as regras que são para todos e entender que ninguém leva votos para o caixão sem gavetas, muito menos dinheiro de propina dentro da última cueca. Debate em alto nível, sem gritaria e xingamentos, oposição republicana, nada de querer calar, censurar, bater, prender ou matar o adversário, se não for pedir muito: é isso que a maioria quer, acho, com todo o respeito às opiniões em contrário. (Jaime Cimenti)

Nenhum comentário:
Postar um comentário