quinta-feira, 6 de março de 2025


06 de Março de 2025
CONEXÃO BRASÍLIA - Matheus Schuch

Em busca de conciliação

Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoff- mann intensificou contatos nos últimos dias prometendo disposição para um mandato de conciliação na Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

O perfil combativo que marca sua trajetória política ainda lança desconfiança sobre a capacidade de melhorar a relação do governo federal com o Congresso, que já sofria críticas sob o comando de Alexandre Padilha.

A posse de Gleisi como ministra está marcada para a segunda-feira. Além de dedicar os últimos dias à transição para o comando do partido, ela busca pavimentar o caminho para a nova função.

Desde que foi confirmada no cargo pelo presidente Lula, Gleisi fez contatos com os futuros colegas de Esplanada e com várias lideranças do Congresso. Garantiu disposição para respeitar o espaço de cada ministro e empenho para aglutinar forças em torno do projeto do governo.

Novos espaços

Internamente, a principal dúvida é sobre o peso que a ministra poderá ter nas decisões finais da política econômica. As divergências com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, são públicas. Algo que tende a ficar ainda mais intenso com a proximidade das eleições e perspectivas ruins para a economia.

Lula escolheu Gleisi para o cargo que era almejado pelo centrão sabendo de tudo isso. Se a futura ministra cumprir a promessa de buscar conciliação, até pode melhorar o desempenho da pauta governista no Congresso. De forma isolada, no entanto, a mudança na SRI dificilmente dará o resultado esperado.

Afinal, a boa vontade de outros partidos não depende apenas do desempenho de Gleisi, mas da disposição do governo em ceder novos espaços de poder. _

CONEXÃO BRASÍLIA

Nenhum comentário: