05 DE MAIO DE 2021
ARTIGOS
PENSE E ADAPTE-SE
Dietas, restrições por tempo limitado, algo dá errado. Por que nenhuma funciona? Sofro e, alguns meses depois, frustração. Qual será a dieta certa? Não adianta, gosto de comer! Mas não suporto esse peso extra! E sei, tenho me atualizado, manter o peso é fundamental para minha saúde... fazer exercícios. Ah, exercícios! Não tenho tempo, muita persistência. Não é pra mim! Equívoco completo.
Nossa adaptação ao meio depende dele, sempre dependeu. Fomos feitos para o movimento assim como um carro, se passarmos anos parados na garagem, vão surgir problemas. Sorte nossa que o investimento é baixo. Boa saúde? Trinta minutos diários vão servir, pouco de foco no músculo, pouco no pulmão e o resto se ajeita. Profissionais não faltam.
Mesmo com os problemas da covid-19, vivemos uma situa- ção de acesso fácil a comida. Sim, normalmente escutamos o contrário, mas não é verdade. Encontramos comida em qualquer lugar, a qualquer hora. Uma pessoa com uma renda pequena pode comprar comida. Não falo de abundância, talvez comida de má qualidade nutricional, mas o acesso existe e é fácil. Encontramos comida barata na farmácia, no posto de gasolina. Não é à toa que existem mais pessoas com problemas relacionados ao excesso do que à falta de alimento. E essa realidade se desenvolveu em poucos anos e, do ponto de vista evolutivo, num sopro. Um século não é o suficiente para o "corpo" entender que não mais precisa armazenar energia como antes, nossas reservas não precisam mais estar todas "intracorpo", só parte delas. Uma pequena parte. Existe refrigerador! Ou um cereal no bolso ou a fruteira da esquina.
Realidade boa transformada em dura. Muita oferta gostosa atende ao prazer. E vivemos por essa palavra e não queremos domá-la. Ela é selvagem! Sua infância, cerca de 10 mil anos, foi desafiadora, bruta. Hoje se lambuza. Interessante que o processo civilizatório se alimenta de educação. Sem ela, não há convivência suportável. Freamos nossos instintos pela convivência. Ajustamos comportamentos por respeito ao próximo. Já é momento de criarmos respeito próprio, ato civilizatório interno adaptado ao meio, para vivermos melhor.
Professor de ciência do esporte andrexavier@ciavital.com.br - ANDRÉ XAVIER
Nenhum comentário:
Postar um comentário