quinta-feira, 2 de outubro de 2025


 02 de Outubro de 2025
INFORME ESPECIAL - informe especial

O que as universidades gaúchas levarão para a COP30

Faltando pouco mais de um mês para a COP30, diversas entidades governamentais e instituições privadas do RS se preparam para participar do evento. As universidades gaúchas, com seus projetos, também terão presença marcante.

Da UFRGS, a reitora Márcia Barbosa e o pró-­reitor de Pesquisa, Flavio Kapczinski, participarão de uma atividade coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Além deles, outros professores estão associados a iniciativas e apresentações durante a conferência.

PUCRS

Da PUCRS, o Tecnopuc estará presente com diversos projetos. Além da Igapó, startup responsável pela compostagem dos resíduos do evento, a plataforma de educação ambiental Green Thinking será representada por seu fundador e CEO, Lucas Fontes, e pela educadora ambiental Karla Wildner, como parte da Cúpula dos Povos. Dentro do mesmo projeto, o Marista Champagnat irá apresentar o programa Rumo ao Lixo Zero.

Também integrante da comunidade Tecnopuc, a CPMC estará representada por seu CEO, Francisco Ruiz-Tagle, e a startup GendrifyID, pela CEO Lane Alves dos Santos.

O professor Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, fará uma palestra sobre o papel dos ecossistemas de inovação no desenvolvimento sustentável.

Unisinos

A Unisinos estará representada pelo decano da Escola de Humanidades, Luiz Rohden, e pelo professor da Escola Politécnica Farid Chemale.

A participação ocorrerá por meio do projeto Educar Crescer, uma parceria com a Petrobras realizada pela Unisinos. As mais de 40 ações do projeto, que ocorrem em Esteio e Canoas, são pautadas por educação, ambiente e direitos humanos, incluindo cursos, diagnósticos e capacitações. Também representará a Unisinos o padre Antônio Tabosa, coordenador do Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS).

Feevale

A Universidade Feevale participará com seu Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade (LaVuRS), que tem atuado em reuniões preparatórias para a COP, produzindo documentos e auxiliando na elaboração de diretrizes do evento.

Além disso, a Sociedade Brasileira das Ciências Ambientais (SBCiAmb), da qual a Feevale é sede e cuja presidente é a professora da instituição Daniela Müller de Quevedo, realizará o V Encontro Acadêmico - Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030.

Durante o evento, será lançado o livro Contribuição das Ciências Ambientais para a COP30 na Amazônia: enciclopédia de boas práticas.

UFPel

Da Região Sul, a estudante Paula Hahn, do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), representará o bioma pampa na COP30. A escolha foi feita durante a Plenária Preparatória das Juventudes para o Bioma Pampa, evento promovido por meio da Secretaria Nacional da Juventude e do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve).

O espaço está aberto para a participação de outras universidades do RS. _

O presidente Lula cumpre agendas hoje e amanhã em Belém para visitas a obras de espaços que sediarão a COP30.

Emissão de vistos pode ser paralisada

(Interino)

Diante do shutdown que paralisa serviços públicos do governo dos EUA, que entrou em vigor ontem, a Embaixada dos EUA no Brasil informou que os serviços de emissão de passaporte e vistos para brasileiros podem ser interrompidos.

Segundo o corpo diplomático, os processos "continuarão enquanto a situação permitir".

"No momento, os serviços de passaporte e visto programados nos EUA e em embaixadas e consulados dos EUA no Exterior continuarão enquanto a situação permitir", diz a nota.

O shutdown entrou em vigor após o Congresso norte-americano não conseguir aprovar um projeto de lei orçamentária para o financiamento federal. Com isso, uma série de serviços públicos será paralisada.

A paralisação também pode afetar funcionários federais, que podem ser dispensados temporariamente ou ficar sem receber salários. Isso pode impactar as operações do consulado norte-americano em Porto Alegre, mas ainda não foram divulgadas informações sobre eventuais dispensas ou suspensões de serviços específicos para a capital gaúcha (leia sobre as novas regras para os vistos na página 12). _

Prefeitura amplia jornada de 50 escolas infantis

Mais de 5,2 mil alunos de 50 escolas parceiras de educação infantil em Porto Alegre passarão a ser atendidos por 12 horas diárias. Com a medida, 5.237 bebês e crianças de zero a cinco anos poderão contar com o horário estendido, das 7h às 19h. Segundo o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, o investimento da prefeitura é de R$ 1,6 milhão mensais.

Antes, outras 58 escolas parceiras já ofereciam essa jornada. A ordem de serviço para a ampliação foi assinada ontem pelo prefeito Sebastião Melo.

A pasta ressalta que a adesão ao horário ampliado é opcional, ficando a cargo dos pais ou responsáveis. Atualmente, as 42 escolas próprias de educação infantil do município já funcionam em período de 12 horas. _

Trump levanta rumores de concorrer às eleições de 2028

O presidente dos EUA, Donald Trump, realizou na terça-feira uma reunião com líderes do Partido Democrata para tentar evitar a entrada em vigor do shutdown. Contudo, um fato chamou atenção nas fotos divulgadas pelo republicano: na mesa oficial, havia bonés com a inscrição "Trump 2028". A data faz referência ao ano das próximas eleições presidenciais.

No entanto, pela legislação norte-americana, é expressamente proibido que uma pessoa exerça mais de dois mandatos como presidente no país.

O boné é, inclusive, vendido por US$ 50 em uma loja virtual operada pela própria família de Trump e tem gerado polêmica por sugerir uma pretensão de Trump de concorrer a um terceiro mandato. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: