quarta-feira, 1 de outubro de 2025


01 de Outubro de 2025
INFORME ESPECIAL - Vitor Netto

Defesa Civil do RS quer aprimorar a comunicação

A Defesa Civil do RS está realizando um levantamento para aprimorar o trabalho e a comunicação com a comunidade. Chamada de Pesquisa de Percepção de Riscos de Desastres, a iniciativa, totalmente virtual, está disponível desde 8 de setembro e segue aberta até 23 de outubro, para coletar dados de todo o Estado sobre a percepção da população quanto aos desastres naturais que impactam os gaúchos.

- Depois dos desastres que tivemos nesses últimos dois anos no RS, vimos, dentre tantos avanços que estamos implementando, a necessidade também de conversar com a ponta da linha, para ver o que as pessoas que sofrem com esses desastres aprenderam em termos de percepção de risco. Então, desenvolvemos a pesquisa com o objetivo de traçar um cenário de como a população está percebendo os riscos e sua compreensão sobre desastres - explicou o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

A pesquisa tem o formato de um formulário, no qual é necessário informar o CPF (para evitar que uma pessoa responda mais de uma vez) e, em seguida, responder a perguntas como: de onde recebe informações sobre possíveis desastres no Estado; onde busca dados; como é o contato com os órgãos públicos; como obtém informações sobre o clima; além de propor melhorias que possam ser implementadas pela Defesa Civil.

- Queremos aprimorar a nossa comunicação de risco, bem como os nossos protocolos de segurança em atuação durante esses desastres. Para isso, precisamos identificar o quanto essas comunidades evoluíram na percepção e nos cuidados, para que consigamos tornar os nossos protocolos mais eficazes - disse Boeira.

Chamado à população

A Defesa Civil tem a meta de coletar até 9 mil respostas, de moradores de áreas urbanas e rurais, além de identificar diferentes perfis.

Atualmente, pouco mais de 6 mil pessoas responderam ao levantamento. O coordenador destaca as principais diferenças no engajamento entre as regiões:

- Na Região Metropolitana, do nosso público-alvo, 32% das pessoas responderam à pesquisa. Se pegarmos a região de Passo Fundo, esse número extrapolou, já foi a 276% do nosso público-alvo. Isso mostra que algumas regiões têm um engajamento maior. Em Tio Hugo, um município que tem pouco mais de 3 mil habitantes, temos o mesmo número de questionários respondidos que em Porto Alegre, que tem mais de 1,3 milhão de habitantes.

A pesquisa pode ser respondida pelo link disponível no site oficial defesacivil.rs.gov.br ou no Instagram @defesacivilrs.

Atualmente, a Defesa Civil conta, além das informações em suas redes e sites oficiais, com o cadastro do SMS 40199, por meio do qual é possível receber alertas meteorológicos para cada região. _

Dom Jaime e Arnold Schwarzenegger em evento sobre crise ambiental

Milhares de pessoas, entre religiosos, especialistas climáticos e líderes políticos, se reunirão em Castel Gandolfo, próximo ao Vaticano, entre hoje e sexta-feira para a conferência internacional Elevando a Esperança pela Justiça Climática. O evento marca as comemorações dos 10 anos da encíclica Laudato Si?.

Ontem, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, cardeal dom Jaime Spengler, participou, ao lado do ator mundialmente conhecido Arnold Schwarzenegger e outros líderes ambientais, de uma coletiva de imprensa na Santa Sé que antecedeu o evento.

A encíclica Laudato Si? foi lançada pelo papa Francisco em 2015 com forte apelo ambiental. O evento, além de celebrar uma década do documento, visa prospectar pautas para a COP30, em novembro, em Belém.

- Nesse evento, queremos alimentar o conhecimento sobre a encíclica e também estar preparados para as discussões que virão durante a COP30 - disse dom Jaime à coluna.

Participação do ator

A participação de Arnold Schwarzenegger, que é ex-governador da Califórnia e presidente do Instituto Schwarzenegger, deve-se ao seu engajamento em políticas e pautas ambientais no mundo.

- Enquanto governador da Califórnia, ele desenvolveu projetos interessantes ligados a fontes de energia alternativa, principalmente fotovoltaica - contou o arcebispo.

Segundo dom Jaime, o ator está entusiasmado para a COP30, principalmente dada a temática da Amazônia.

Hoje, dom Jaime, Schwarzenegger e a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, vão se reunir em uma audiência com o papa Leão XIV. _

Mais um Fórum da Mudança Climática

Porto Alegre receberá amanhã o 6º Fórum Internacional de Mudanças Climáticas. O evento reunirá atores do clima, autoridades, agentes públicos e privados no teatro da Unisinos, com o tema Transição Energética e a Descarbonização da Economia.

Segundo Marcino Junior, CEO do Instituto Latino- Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (Ilades), que organiza o evento, o objetivo é levar conhecimento, experiência e pesquisa aplicada que tragam resultados à sociedade. Inscrições e programação disponíveis no Instagram @iladresorg. 

Inovação no Moinhos de Vento

O Hospital Moinhos de Vento foi selecionado pela MIT Technology Review Brasil - plataforma do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) - como uma das 20 organizações mais inovadoras do Brasil em 2025. A instituição é a única da saúde a receber a chancela Innovative Workplaces 2025.

Entre os destaques que garantiram o reconhecimento está o Atrion - Centro de Inovação em Saúde, espaço que trabalha com soluções tecnológicas para a área da saúde.

Do RS, a Renner também aparece na lista, porém compreende a outro segmento. 

Tony Blair, paz e Gaza

Dentro do plano de Donald Trump para Gaza está a criação de um Conselho da Paz, que seria liderado pelo republicano com a participação do ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair.

Blair é considerado uma das figuras mais importantes e controversas da história britânica. Ele ocupou o cargo de primeiro-ministro entre 1997 e 2007 e foi conhecido pelo projeto New Labour, responsável por modernizar o Partido Trabalhista, afastando-o de suas raízes socialistas tradicionais e criando uma plataforma pró-negócios e socialmente mais liberal.

A grande controvérsia que envolve Blair é a da Guerra do Iraque (2003), quando se aliou ao presidente dos EUA George W. Bush. Além disso, apoiou a invasão do Afeganistão em 2001.

Após deixar o cargo de primeiro-ministro, foi, entre 2007 e 2015, enviado do Quarteto para o Oriente Médio, atuando como representante diplomático dos EUA, Rússia, UE e ONU para tentar mediar a paz entre israelenses e palestinos. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário: