07/09/2023 - 10h04min
Monja coen
O poder do silêncio
Entre os dias 13 e 17, estarei em Porto Alegre, para uma palestra, e em São Leopoldo, para um retiro. No dia 13, no Teatro Bourbon Country, vou palestrar sobre o tema "Qual a sua pergunta verdadeira? Qual a grande questão de sua vida?"
É ilusão esforçar-se para acessar o despertar. O despertar ocorre quando silenciamos, quando nos afastamos dos ruídos do mundo e dos ruídos da própria espiritualidade. Sem intenção de ganho, sem intenção de algo obter. Sem apego e sem aversão, o caminho é livre.
Na verdadeira pobreza de nada ser e nada ter, somos levados por todos os fenômenos à Sabedoria Perfeita. A procura é necessária. Não pode nos ser dado por alguém nem podemos forçar para que aconteça. Mas é preciso deixar acesa a chama das grandes questões existenciais.
Correr atrás da sabedoria é perder a sabedoria. Permitir que a sabedoria se manifeste e a reconhecer em cada encontro, em cada ser, é o grande despertar.
Os que forçam seu despertar, que lutam por se tornar sábios iluminados, acabam sem jamais conhecer a verdadeira luz do caminho. Quando Budas se tornam Budas não é necessário que saibam que são Budas.
Somos feitas pelas pessoas que nos procuram, que encontramos. Somos reconhecidas apenas por pessoas que despertaram. Apenas um ser desperto reconhece outro ser desperto.
Os que forçam seu despertar, que lutam por se tornar sábios iluminados, acabam sem jamais conhecer a verdadeira luz do caminho. Quando Budas se tornam Budas não é necessário que saibam que são Budas. No sutra do Diamante, um dos ensinamentos do Buda histórico, ele afirma: "Se um ser desperto achar que é um ser desperto é porque ainda não despertou"
O verdadeiro despertar não nos torna especiais ou diferentes das outras pessoas. Pelo contrário, é uma comunhão com toda a vida do planeta. É leveza de ser intersendo, reconhecendo a trama da existência e que somos essa trama.
No dia 13 de setembro, quarta-feira próxima, estarei fazendo uma palestra no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, às 20h, com o tema: "Qual a sua pergunta verdadeira? Qual a grande questão de sua vida?". Todos temos uma questão ou várias questões que surgem e precisam ser resolvidas. Vida-morte, o que é? Quem somos nós? O que é a mente humana? Tempo de refletir.
Na tarde de 14 de setembro, irei ao Zen Vale dos Sinos, em São Leopoldo, abençoar o espaço de prática da Monja Kokai Sensei. De 15 a 17 de setembro, estarei em um retiro de silêncio em São Leopoldo, no Cecrei, Centro de Espiritualidade Cristo Rei. Um retiro de silêncio para facilitar o encontro com a sacralidade que nos habita e na qual habitamos. Afastarmo-nos dos ruídos do dia a dia e nos presentearmos com a prática milenar do Zen num ambiente propício, ambiente de jesuítas que também reconhecem a importância do silenciar para adentrar o mais íntimo do ser.
Todos são bem-vindos e bem-vindas. Podem se inscrever pelo Cecrei e venham comigo apreciar nossas vidas com respeito e dignidade. Penetrem a grande dúvida, a pergunta que não quer se calar. Observem em profundidade a si e a natureza perfeita assim como é. Despertemos. É tempo de silenciar. Tempo de afastar ruídos. Tempo de meditar. Tempo de questionar. Tempo de se libertar.
Mãos em prece
Nenhum comentário:
Postar um comentário