quinta-feira, 2 de junho de 2016


02 de junho de 2016 | N° 18541 
LUCIANO ALABARSE

REAL BELEZA

Anos atrás, minha mãe sugeriu que eu assinasse a Caras, no que foi prontamente atendida. Mesmo depois de sua partida, nunca cancelei a assinatura e confesso: não conheço nem metade das celebridades que ocupam as páginas da revista, sequer alguns dos atores televisivos que costumam frequentar a publicação. Há momentos em que ainda a considero um símbolo da futilidade nacional.

Mas a leio religiosamente – e minhas restrições hoje são mais folclóricas que reais. O mundo “fashion” e suas idiossincrasias não me atraem, aquele trottoir entre festas e castelos me parece irreal. O que ali me chama a atenção é a busca dessa vida de beleza cenografada, obviamente idealizada: modelos estonteantes em roupas chiquérrimas, personalidades habitando casas perfeitas, onde não existe absolutamente nada fora do lugar. Louça para lavar e roupas amassadas não fazem parte desse mundo.

A real beleza humana sempre me atraiu: pessoas que trazem no rosto a marca de suas experiências e lutas, homens e mulheres que parecem de carne e osso. A simplicidade clássica. Renata Vasconcellos, a mulher mais bonita do Brasil, e Sean Connery, modelo de homem bonito, são assim. A elegância básica de ambos e os traços da passagem do tempo, assimilados a seu favor, me encantam. A grande beleza.

Nos espetáculos de dança, encontramos esse fulgor surpreendente, capaz de emudecer um homem. Corpos elásticos executando coreografias deslumbrantes. Vivemos aqui um fértil momento de dança. Três obras recém-estreadas, Rubro Almodóvar, Um WhatsApp para Shakespeare e Verde (In)tenso, atestam a inquieta e bem-vinda maturidade dos nossos profissionais.

Fechando: nunca gostei do repertório da Luiza Possi. Mas isso mudou com a chegada de LP, seu disco novo. Lindas canções, interpretadas na medida certa. Se você não conhece João Fênix, ouça De Volta ao Começo. Fiquei de boca aberta. Pós Você e Eu, álbum excepcional, reúne “apenas” a voz de Lívia Nestrovski e o violão de seu pai Arthur. O show virá ao Em Cena.

Nenhum comentário: