segunda-feira, 27 de junho de 2016


Autor de pedido contra Janot tem 21 anos, diploma do MIT e livro de direito

Arquivo Pessoal
Gustavo Haddad Braga, 21, que pediu o impeachment de Rodrigo Janot, em sua formatura no MIT, em 2014
Gustavo Haddad Braga, 21, que pediu o impeachment de Janot, em sua formatura no MIT, em 2014

PUBLICIDADE
O décimo pedido de impeachment protocoladocontra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem como autor um engenheiro de 21 anos, formado pelo MIT (Massachussetts Institute of Technology) e calouro da Faculdade de Direito da USP.

Gustavo Haddad Braga é o autor do documento protocolado na quarta-feira (22) no Senado. O prodígio, morador de São José dos Campos (SP), diz no texto que o procurador-geral descumpriu suas prerrogativas ao pedir a prisão de Renan Calheiros (PMDB-AL) e outros líderes da cúpula do PMDB, no começo de junho.
"É um flagrante desrespeito a qualquer tipo de norma, em especial a Constituição", disse ele à Folha. "Tem um intuito claramente político."

Além disso, ele alega que o procurador trocaria informações confidenciais de empresas como a Petrobras com governos estrangeiros, principalmente o dos Estados Unidos, para embasar suas denúncias.

O jovem disse que decidiu protocolar o pedido porque, como engenheiro, sempre gostou "de identificar problemas e de resolvê-los". "Então me senti na obrigação moral de denunciar o caso à autoridade competente, no caso, o Senado Federal."
Ele diz ter feito "uma interpretação correta" dos fatos apresentados porque teria começado a estudar direito aos 15 anos, por conta própria. Na mesma idade, foi aprovado pela primeira vez no vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), considerado o mais difícil do país.


Em seguida, em 2012, aos 17 anos, foi aprovado, além do ITA novamente, na Faculdade de Medicina da USP, no IME (Instituto Militar de Engenharia), na Universidade Harvard e no MIT. Foi para o último e retornou ao Brasil engenheiro eletricista em apenas dois anos.


De volta, decidiu criar um cursinho pré-vestibular, cujo mote é "passe no ITA ou seu dinheiro de volta". Em posts feitos na página do Facebook do cursinho, Braga diz coisas como: "Se você consegue estudar durante 10h por dia, das duas, uma: ou você está a caminho de ganhar o próximo Nobel, ou não está estudando do jeito certo" –a promessa do curso é fazer com que os alunos passem no vestibular do instituto com apenas 5 horas diárias de estudo.

Foi, diz ele, com o intuito de "se manter atualizado" –já que é professor– que Braga prestou Fuvest novamente em 2015 e passou, desta vez na Faculdade de Direito. Matriculado, ele diz que frequentou apenas algumas aulas.

Nos grupos de Facebook da faculdade, no entanto, teve participação bastante ativa nos seus poucos meses. Em 18 de fevereiro, menos de um mês após ter sido aprovado, escreveu um texto questionando a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que tornou possível a execução da pena após a segunda instância. Intitulada "desfazendo um mito", a postagem acabou lhe rendendo o apelido de "calouro mito" entre os alunos e, segundo pessoas ouvidas pela Folha, fez com que até mesmo professores fizessem piadas em sala com o estudante.

O pedido repercutiu entre os alunos da faculdade e ganhou texto no "Jornal Arcadas", produzido por um grupo de estudantes. "Ele voltou! Depois de José Eduardo Cardozo, Albert Einstein e dois séculos de filosofia do direito, 'calouro Mito' ataca outra vez e desmistifica o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot", diz a chamada do texto, em referência às polêmicas do aluno.

Ele garante, no entanto, que não foi por isso que decidiu não prosseguir com o curso. "Não consegui efetivar minha mudança para São Paulo. E ainda faço parte desses grupos, mesmo afastado da faculdade", diz.

A falta de estudo formal em direito não foi uma barreira para que ele, no entanto, escrevesse um livro sobre direito constitucional –a mesma especialidade de nomes como Ives Gandra Martins e Michel Temer, presidente interino. "O Estado Constituído" deve sair em agosto, diz ele, pela editora carioca Lumen Juris ("pronuncia-se 'iumen'", esclarece ele à reportagem).


"É sobre uma doutrina chamada originalismo. Ela é muito difundida nos EUA, mas pouco aqui. Quis trazê-la para o país, acho que o Brasil poderia se beneficiar." 

Nenhum comentário: